Passar para o conteúdo principal

Stellar Blade na PS5 Pro: uma atualização simples mas extremamente eficaz

Uma boa altura para revisitar este magnífico jogo.

stellar blade protagonist standing in front of a menacingly large PS5 Pro
Crédito da imagem: Digital Foundry

Temos estado a analisar dezenas de jogos atualizados para a PS5 Pro, mas o que mais me chamou a atenção foi o Stellar Blade. Este jogo impressionou quando foi lançado na PS5, em abril deste ano, mas a sua ação e locais deslumbrantes foram prejudicados por um desempenho inconsistente e má qualidade de imagem. Na PS5 Pro, a produtora Shift Up apresentou uma atualização simples, mas extremamente eficaz, que resolve estes dois problemas.

Curiosamente, esta atualização assume a forma de dois modos gráficos específicos da PS5 Pro para o jogo, mas os modos originais de desempenho, equilibrado e de qualidade continuam disponíveis. O modo Pro max é o mais simples das novas adições, sendo essencialmente o modo de qualidade a funcionar sem limites - perfeito para ecrãs VRR. O modo profissional é, no entanto, mais interessante, uma vez que utiliza uma resolução interna mais elevada e o aumento de resolução PSSR para conseguir um salto significativo na qualidade de imagem.

O PSSR não é uma solução mágica - já vimos isso em algumas aparições ligeiramente problemáticas em Silent Hill 2 e Star Wars Jedi: Survivor - mas felizmente funciona bem no Stellar Blade. O upscaler da Sony produz uma imagem temporalmente estável sem qualquer pixelização ou cintilação evidente nos modos TAA - mesmo no modo de qualidade 4K nativo. As arestas e as superfícies são simplesmente mais limpas e estáveis.

Stellar Blade na PS5 Pro - será que a nova consola resolve as limitações de qualidade de imagem e desempenho do jogo? Relatório de John Linneman. Ver no Youtube

Comparando os modos de desempenho, equilibrado e profissional e olhando primeiro para a transparência, os três modos têm as suas limitações, mas o aumento de escala PSSR no modo profissional reduz os artefactos e torna mais fácil distinguir detalhes distantes. Dito isto, também introduz artefactos em alguns cenários, tornando a cintilação deliberada do sol mais proeminente e até fazendo com que o clarão do sol também cintile. Não creio que este seja o comportamento pretendido.

Apesar das desvantagens, a qualidade geral da imagem com PSSR é excelente no Stellar Blade. Sem dúvida, é a melhor qualidade de imagem que vimos até agora com esta tecnologia. A elevada resolução de entrada ajuda certamente, mas a saída é super limpa e (maioritariamente) desprovida de artefactos. A comparação é certamente facilitada pelo facto de a qualidade de imagem ser muito fraca no jogo base.

O desempenho também foi um problema na versão original, pelo que vale a pena verificar se este aspeto também foi eliminado pelos novos modos Pro e Pro Max. No original, apenas o modo de desempenho proporcionava uma experiência fixa de 60 fps, mas agora o modo equilibrado também consegue atingir os 60 fps de forma consistente graças à potência extra da GPU. O novo modo profissional é também um modo fixo de 60 fps com base nas áreas que testei, um ajuste perfeito para um ecrã de 60 Hz, mesmo que não tenha VRR.

Há também um modo de alta taxa de fotogramas que desbloqueia uma saída de 120 Hz quando ativado. Na verdade, isto reduz o input lag, facilitando a execução das necessárias esquivas e bloqueios do jogo, pelo que vale bem a pena utilizá-lo. O modo pro max não consegue manter os 60 fps, com uma saída entre 50 e 60 fps que requer um ecrã VRR para obter os melhores resultados. Em contrapartida, o modo profissional limita a taxa de fotogramas a 80 fps quando o modo HFR está ativo, uma escolha estranha mas que reduz ainda mais o input lag. As cenas permanecem a 60 fps e o desempenho no jogo pode cair para os 70 fps, mas esta continua a ser a minha forma preferida de jogar o jogo.

Felizmente, apesar da miríade de opções de modo agora disponíveis, a recomendação aqui é bastante simples: escolhe o modo profissional em vez do modo profissional máximo, quer estejas a utilizar o modo de alta taxa de fotogramas ou não. Este modo proporciona o melhor equilíbrio entre desempenho e qualidade de imagem.

Para além do suporte para a PS5 Pro, a recente atualização adicionou um modo de fotografia, alguns pequenos ajustes na jogabilidade e um DLC crossover de Nier Automata. O modo de fotografia é excelente, exigindo que se prima o R1 e o d-pad esquerdo para o ativar e permitindo tirar fotografias ou até fazer clips panorâmicos para vídeos. A taxa de fotogramas é inferior à do jogo, mas não deixa de ser uma inclusão interessante.

Com esta nova atualização e o suporte para a PS5 Pro, esta é uma boa altura para ver Stellar Blade, caso ainda não o tenha feito, ou para o rever, caso já o tenha jogado. É um dos meus títulos preferidos de 2024, por isso recomendo que o experimentes.

Lê também