Digital Foundry revela que Warhammer 40K: Space Marine 2 tem pior desempenho na PS5 em comparação com a Xbox Series X/S.
Comparação entre os modos 30fps e 60fps.
Warhammer 40,000: Space Marine 2 foi lançado hoje, colocando-te na pele de um defensor do Império contra hordas de Tyranids e inimigos do Chaos Space Marine. O jogo tem sido bem recebido por todos após a sua primeira apresentação, mas também oferece um pouco de dificuldade no que toca ao habitual equilíbrio de forças entre a PlayStation 5 e a Xbox Series X. Com os modos de 30 e 60 fps em cima da mesa, qual é a melhor forma de jogar, como é que a PS5 e a Series X se comparam à versão para PC e, finalmente, como é que a versão Series S se sai?
Primeiro as coisas mais importantes. Na PS5 e na Series X, pode escolher entre um modo de qualidade de 30 fps ou um modo de “velocidade” de 60 fps, enquanto a Series S o prende a uma experiência de 30 fps com definições muito semelhantes às do modo de velocidade noutras plataformas - embora as diferenças de definições sejam incrivelmente pequenas, tendo em conta tudo o que foi dito.
No modo de qualidade nas consolas premium, é de esperar um redimensionamento dinâmico da resolução interna de 1080p para 1440p, com redimensionamento para um ecrã 4K com FSR2. O modo Speed tem uma resolução interna mais baixa para 60 fps, variando entre 720p e 1080p, com o mesmo aumento de escala FSR2 para 4K. A Series S tem a mesma gama de resoluções internas, de 720p a 1080p, mas é redimensionada para 1440p - uma resolução de saída comum para a máquina 4TF.
A 30 fps, tanto a PS5 como a Series X conseguem apresentar um desempenho excecionalmente estável, com apenas ligeiros problemas de fotogramas durante os cortes de câmara nas cenas e um ou outro erro quando o sistema de resolução dinâmica entra em ação para equilibrar a carga da GPU. A Series S não é tão perfeita, com quedas para cerca de 26 fps que não se verificam nas outras consolas, mas a experiência ainda é bastante jogável.
Ao testar o Space Marine 2 no PC, ficou claro que os encontros do jogo com enxames de alienígenas exigem muito da CPU - e, pelo menos a partir do patch 1.02, isso resulta num desempenho desequilibrado nas consolas no modo de velocidade de 60 fps. A Series X normalmente supera a PS5 em cerca de 10 a 15 fps, apesar de ambas as máquinas usarem as mesmas definições e objetivos de resolução. As quedas mais baixas verificam-se quando se utiliza um lança-chamas contra a horda invasora, em que a PS5 cai para meados dos 30, enquanto a Xbox Series X fica a meio dos 40.
Para além de ter uma taxa de fotogramas média mais elevada, a versão Xbox também beneficia da janela VRR mais ampla da plataforma, de 40 a 60Hz - contra 48 a 60Hz na PS5. Combinada com as taxas de fotogramas médias mais elevadas, obtém-se um resultado visivelmente mais suave em ecrãs compatíveis com VRR.
Isto torna o Space Marine 2 muito mais fácil de recomendar na caixa da Microsoft do que na máquina da Sony para aqueles que têm o luxo de escolher, embora nenhum dos dois ofereça o que chamaríamos de 60fps fixos - as quedas são bastante comuns na campanha, especialmente à medida que o número de inimigos aumenta. Por essa razão, vale a pena considerar a estabilidade e a maior fidelidade do modo de qualidade de 30 fps.
Já vimos diferenciais de desempenho semelhantes em ambas as direções no passado, com alguns jogos a correrem melhor na PS5 e outros na Series X, mas é possível que a versão PS5 possa ser melhorada por um patch focado no desempenho no futuro. Dado que o redimensionamento dinâmico da resolução está em jogo, o aumento do desempenho também poderia melhorar a qualidade da imagem em cenas menos exigentes em que as consolas já atingem 60 fps.
A nossa cobertura de Space Marine 2 para PC seguirá a seu tempo, incluindo as definições otimizadas de Alex e equivalentes às da consola - embora, com a forte dependência da CPU do jogo, aumentar o desempenho até um grau subtil possa exigir uma atualização do hardware!