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Comparação Tecnológica: Call of Duty: Black Ops PC

Ultrapassa as versões de consola?

Call of Duty: Black Ops nas consolas é um grande jogo e em muitas formas o lançamento PC é significativamente melhor. Tendo jogado ambas as versões PlayStation 3 e Xbox 360, abordámos o nosso terceiro jogo pesarosamente, um pouco desgastados após todo o esforço colocado no Confronto PS3 vs. 360. Agradavelmente, o nosso terceiro jogo foi de forma alguma um biscate. Na verdade é seguro dizer que conseguimos deixar o melhor para último. Assumindo que tens uma máquina adequadamente apetrechada, Black Ops PC entrega uma experiência imbatível.

A melhor coisa quanto a isto é que permite ao jogo ser jogado sem qualquer um dos compromissos feitos nas versões de consola. Fora as melhorias visuais, a possibilidade de jogar com rato e teclado acrescenta uma adicional dimensão à jogabilidade, obviamente aumentando substancialmente a tua pontaria sobre jogar com comando. Existe suporte para comando na versão PC de Black Ops, efectivamente tornando os controlos idênticos à versão Xbox 360, se bem que existem alguns aborrecimentos menores, como ter que mudar para o rato apenas para seleccionar as opções no ecrã de pausa.

Falamos no Confronto Black Ops sobre "60FPS perceptuais" – como os jogos de consola são muito mais suaves e com melhor resposta do que o típico shooter 30FPS, mas a operar na mesma com um nível de performance flutuante. Também discutimos o firme compromisso dos jogos COD a resoluções de renderização sub-HD para tornar isto possível, com o jogo Xbox 360 a correr algures na região dos 1040x608 enquanto que a PS3 está perto dos 960x544. Desde então, notámos comentários online de staff da Treyarch, a falar sobre como foi difícil encaixar tudo num DVD.

Ao iniciar a versão PC, temos a oportunidade de levar a cabo uma experiência "e se?" – podemos usar texturas de ponta e correr o jogo nativos 720p para ter uma ideia de como Black Ops se iria parecer se as consolas tivessem apenas um pouco mais de memória e capacidade de processamento. Também nos permite colocar melhor as diferenças entre as versões PS3 e Xbox 360 em contexto, em termos das suas diferentes resoluções sub-HD e o impacto na qualidade da apresentação geral.

A diferença entre 'sub-HD' na PS3 e Xbox 360 não é realmente tão aparente contra a versão PC a correr a relativamente baixos nativos 720p com 2x MSAA. Usem o botão de ecrã completo para resolução 720p, ou carreguem na ligação EGTV para uma janela maior.

A diferença é bem assinalável. É claro que o jogo PS3 corre com a resolução mais baixa de todos, mas é igualmente aparente que o salto na resolução Xbox 360 não é de forma alguma tão aparente quanto o salto de gerações em direcção aos nativos 720p. Também merecedor de nota é que uma larga percentagem dos erros de renderização encontrados nas versões PS3 e Xbox 360 estão na sua maioria ausentes no jogo PC.

Acima dos benefícios do aumento de resolução, também vemos outros elementos que podes considerar serem marcas da experiência PC: sombras tem mais amostras, a iluminação parece operar a uma nível de precisão maior e as partículas são aplicadas mais generosamente ao longo dos níveis.

Obviamente, o PC é capaz de ir além da resolução 720p. A absoluta linha base de ponta actualmente é efectivamente 1280x1024 – a resolução padrão para um dispositivo LCD 5:4 de gama baixa. Usando um PC Core i7 a correr a 2.66GHz, combinado com o poderio de uma NVIDIA GTX480, fomos capazes de correr o jogo a 1080p com todas as definições no máximo, incluindo uns espantosos 16x MSAA (!). Enquanto a diferença de detalhe entre os jogos de consola e a versão PC é substancialmente a 720p, o jogo assume toda uma nova dimensão a resoluções maiores onde trabalho de arte melhorado tem realmente permissão para brilhar.

Na comparação tecnológica de Modern Warfare 2 do ano passado falamos sobre como o permitir de qualidade "extra" nas texturas deu ao jogador um aumento no nível de detalhe na versão PC sobre o jogo de consola. Em Black Ops, a mesma opção está presente mas é seguro dizer que o aumento na qualidade visual é significativamente maior.

Fora o ocasional glitch, estas definições permitiram-nos na mesma manter 60 fotogramas por segundo e foi neste ponto que o gigantesco fosso na fidelidade visual realmente nos atingiu. A campanha para um jogador de Black Ops parece decente na consola, mas no PC, com a resolução extra, o rácio de fotogramas mais sólido e o aumento na qualidade do trabalho de arte combinam todos para aumentar uma experiência que derruba as versões consola vezes seis.