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Guia para melhoria do disco rígido da PS3

Valor, performance e tecnologia de armazenamento emergente testada pela Digital Foundry.

É o preço certo. Com discos externos de 500GB agora a rondar as 40£(+- 47€), nunca antes houve melhor altura para melhorar as capacidades de armazenamento da vossa PlayStation 3.

Em particular para os donos de antigas consolas, melhorar está a tornar-se rapidamente num requerimento essencial: o lançamento de jogos como Gran Turismo 5 e Mass Effect 2 reforçam que instalações longas e obrigatórias não vão desaparecer tão cedo. Para além disso, conteúdos transferíveis, incluindo jogos completos e filmes em HD, também colocam exigências no espaço que tens disponível na tua consola.

A PlayStation 3 está desenhada para correr com discos rígidos SATA de 2.5 polegadas com 9.5mm de espessura – os mesmos exactos modelos encontrados na maioria dos computadores portáteis modernos. Uma vez que a SATA é efectivamente um padrão aberto, podem equipar a vossa PS3 com qualquer aparelho que use esse interface: se querem ser um pouco insanos, podem mesmo ligar discos rígidos externamente e ter uns 2TB de armazenamento. A Xbox 360 usa o mesmo padrão de drive, mas as opções de melhoria são limitadas uma vez que a Microsoft restringiu a compatibilidade para com os discos rígidos específicos que licencia.

Para os donos de uma PS3 à procura de um novo disco, existem considerações na performance a ter em conta na decisão de compra. Recentemente vimos como ninjas de GT5 melhoraram as suas PS3s com discos ultra-fast Solid State Storage (SSD) para reduzir os tempos de carregamento, para dar apenas um exemplo.

Durante este artigo, vamos cobrir um número de diferentes ângulos para melhorares o disco rígido. Vamos ter como alvo um disco rígido de 500GB barato e testá-lo, e vamos também olhar para várias tecnologias de discos e testá-las directamente para ver se um preço especial se traduz em qualquer vantagem na performance enquanto se instala ou mesmo a jogar.

Por último, vamos investigar as causas das longas instalações e tempos de carregamento. Alguma vez pensaram porque Devil May Cry 4 demora 25 minutos a instalar, quando Bioshock copia a mesma quantidade de dados em apenas dez? Neste artigo vão descobrir porquê.

Como funcionam os discos rígidos: o básico

Primeiro, uma rápida iniciação na tecnologia dos discos rígidos. Tradicionalmente os discos rígidos são definidos por dois factores segundo a especificação base: a velocidade do disco – geralmente 5400rpm ou 7200rpm- e quantidade de onboard cache: de tudo desde 8MB até 64MB nos mais recentes discos em portáteis). No entanto, existem vários outros factores que são de igual, se não de maior, importância.

Um disco de 5400rpm com 500GB roda à mesma velocidade que o disco básico de 60GB da PS3 de lançamento. No entanto, os dados são empacotados no prato do disco, ele lê fisicamente mais dados por rotação. Discos rígidos maiores também usam mais do que um prato – algo até quatro num disco de 1TB. Portanto, num mundo ideal vais querer um disco que tem o mínimo de pratos possível, com uma capacidade máxima quanto puderes, para ter o disco mais rápido.

A outra realidade física dos discos rígidos é que uma vez que a cabeça do disco se move para a parte interior do prato, a quantidade de área no disco é mais pequena, então ele lê menos dados por rotação. Em termos muito básicos, quanto mais dados metes no teu disco rígido, mais lento se torna. Qualquer teste de performance tem de ter isto em conta uma vez que simples benchmarking num disco completamente vazio dá de forma alguma uma indicação do quão é o disco no geral.

O factor final é o tempo de procura. Isto é o tempo que demora para as cabeças de leitura ou escrita do disco a moverem-se de um ficheiro numa parte do disco para outra noutra parte do disco. Quando tens Gran Turismo 5 a instalar mais de 40,000 ficheiros individuais para o teu disco rígido, isto é de crucial importância.

O que está na tua PS3 agora?

Houve um vasto leque de diferentes modelos PlayStation 3 ao longo dos anos e tradicionalmente a Sony fica-se por um particular fornecedor de discos rígidos por modelo. Pode ser o caso de a escolha do disco ser ditada completamente pelos acordos que a Sony consegue arranjar com um determinado fornecedor, em oposto a qualquer real consideração sobre o quão bom o disco em si realmente é.

Um criador em particular com quem falamos que usa o disco rígido extensivamente para colocar em cache dados de jogos no seu aclamado jogo de mundo aberto disse-nos, não oficialmente, sobre como o nível de performance do disco de 40GB era significativamente pior do que o do modelo de lançamento de 60GB, precisando que o código fosse reescrito para lidar com o sinal de saída mais fraco.

Um rápido olhar aos discos usados pela Sony revela um grande grau de variedade nas especificações dos discos. A pobre performance do disco de 40GB ganha atenção aqui apenas por uma questão de estatísticas básicas – não só os dados são empacotados menos densamente no prato, mas também a onboard cache do disco são uns penosos 2MB: o disco do modelo de lançamento de 60GB tinha quatro vezes mais. Tempo de procura – um elemento crucial na performance de um disco rígido – também é pobre.

Baseado no que sabemos das especificações em bruto dos discos, o simples acto de passar para um disco de maior densidade deve, em teoria, dar-te um aumento na performance.

A questão é quanta mais performance se pode ganhar ao pagar por um disco premium mais caro? Nos quatros anos desde que a PS3 foi lançada, terá a tecnologia de discos rígidos avançado tanto que mesmo um disco barato vai ultrapassar a performance do teu disco rígido original?

O disco PS3 original é retirado da unidade e usamos um cabo extensivo SATA para tornar a troca entre discos muito mais fácil e rápida.

Discos e métodos de teste

Enquanto o interface SATA dentro da PS3 permanece uma constante, a tecnologia dos discos rígidos melhorou radicalmente ao longo dos anos com vendedores de discos a oferecer um leque de modelos com níveis de performance significativamente diferentes. Nos nossos testes incluímos o disco rígido da PS3 original de 60GB, juntamente com estas alternativas cuidadosamente escolhidas:

  • 500GB Western Digital WD5000BEVT:O muito bem recebido disco rígido de 5400rpm 8MB, também conhecido como o Scorpio Blue. O HM500JI da Samsung também chegou a ser considerado, mas os tempos de procurar neste modelo eram mais rápidos, teve melhores avaliações dentro da imprensa de tecnologia de PC de qualidade, e era apenas um par de libras mais caro.
  • 500GB Western Digital WD5000BEKT:Por mais 10 libras tens um disco Scorpio Black de 7200rpm com o dobro da cache e tempos de acesso mais rápidos. Mas será que o dinheiro extra se traduz em reais ganhos na velocidade?
  • 128GB Samsung PM800 SSD: Nem de longe a SSD mais rápida ou mais recente, mas este foi um sólido componente nos portáteis Dell durante muito tempo antes da melhoria para 256GB. O disco era formatado com segurança para restaurar o seu nível de performance original (mais sobre isso mais tarde).
  • 500GB Seagate ST95005620AS Momentus XT:Muito caro, custa 93£, mas 32MB de cache, velocidade a 7200rpm mais 4GB de armazenamento onboard NAND ao estilo SSD torna este disco híbrido irresistível para as componentes benchmarking deste artigo. Este disco faz cache inteligente de áreas do disco que são mais lidas, melhorando a performance consideravelmente em portáteis ao iniciar o Windows ou a carregar aplicações frequentemente usadas. Mas pode a PS3 beneficiar desta tecnologia?
Em adição ao disco original da PS3 60GB, quatro modelos mais novos com especificações base vastamente superiores são testados na nossa análise. Mas o aumento na performance traduz-se mesmo numa experiência PS3 melhor?

Portanto, um leque interessante de discos é testado englobando um leque de níveis de especificações e tecnologias, enquanto que a inclusão de discos originais PS3 dão-nos uma forte indicação do tipo de aumento na performance que podemos esperar, se houver algum.

Ao testar estes discos cobrimos o processo de instalar dados de jogos da drive Blu-ray e ainda usamos Gran Turismo 5 e Bioshock – dois jogos com tempos de carregamento gigantes – para avaliar as melhorias na performance in-game.