Hackers podem ter "quebrado" a PS3
Será que o "PSJailbreak" introduz a pirataria na PS3?
Correm rumores que a segurança da PlayStation 3 foi finalmente quebrada e jogos gravados correm agora na plataforma da Sony.
Uma companhia de origem desconhecida criou aquilo a que chama de PSJailbreak - uma combinação de software e dispositivo USB que aparentemente permite a todos os modelos à venda da PlayStation 3 copiar e correr qualquer tipo de código de jogo, mesmo com as mais recentes actualizações de sistema instaladas.
Enquanto permanece por averiguar se é mais uma numa longa lista de elaboradas farsas, é sabido que múltiplos revendedores de chips modificadores receberam pacotes anónimos vindos de Hong Kong, e um dos recipientes - a OzModChips na Austrália - colocou dois vídeos de aspecto convincente no YouTube mostrando o sistema em acção.
Baseado nas ofertas Youtube da OzModChips, o dispositivo USB em si parece ser activado quando o sistema é iniciado mantendo pressionado o botão power seguido do botão de eject. Isto pode sugerir que o dispositivo USB é uma forma adaptada de equipamento debug usado pela própria Sony no teste de produção e remodeladas PS3s, e várias consolas fechadas em "modo fábrica" escaparam cá para fora antes.
Se for verdadeiro, isto é um golpe esmagador para a Sony, especialmente pois potenciais piratas nem vão precisar de comprar um gravador Blu-ray para adquirir jogos gravados: o hack funciona através da leitura continuada de dados ou do disco interno ou alternativamente via dispositivos USB ou discos rígidos.
Mas é isto verdadeiro? Sites de hackers na Internet dizem que sim, enquanto que a ferramenta de descarregar jogos do site "Jailbreak" disponível publicamente instala sem o dispositivo em PS3s debug, e parece mesmo copiar jogos, apesar de não funcionarem. Existiram muitos embustes no passado - o PSJailbreak parece de forma perturbadora autêntico.
Contactámos a SCEE e aguardamos por um comentário.