Last Guardian Trailer E3: É mesmo In-Game?
Leia as nossas conclusões.
Sim, sem dúvida que estamos atrasados para a cobertura do trailer E3 de The Last Guardian, mas queríamos mesmo uma apresentação com vídeo de alta qualidade para trabalhar antes de o analisarmos a fundo. Os resultados são um tanto intrigantes, e a decisão de esperar foi a correcta, mas mesmo agora ainda existe um elemento de incerteza sobre o que é exactamente isto que estamos a ver.
Primeiro, as nossas impressões gerais. As hipóteses é que provavelmente são as mesmas que as vossas: não existem dúvidas nenhumas de que este trailer é uma peça de trabalho fantástica, e sucede principalmente por causa de uma prática que já vimos algures em outros projectos de primeiras companhias da Sony, particularmente em Killzone 2. Resumindo, é um caso de direcção artística trabalhando intimamente com a tecnologia do motor para produzir resultados da melhor qualidade. Todo o hardware de consolas tem limitações técnicas inerentes, mas o impacto desses compromissos in-game podem ser atenuados através do manuseamento inteligente da arte e tecnologia em conjunto. Sim, The Last Guardian parece mesmo um jogo excelente, mas como qualquer jogo claramente tem os seus problemas e limitações técnicas - nenhum dos quais realmente interessam tanto assim quando são tidos em conta e bem geridos dentro do panorama da apresentação geral. Com isso em mente, aqui estão os resultados sobre o que a Sony revelou durante a E3.
O estilo cinemático de todo o trailer torna difícil apontar o que pode ser jogabilidade e o que pode ser sequência cinematográfica, mas o que é curioso é que algumas cenas parecem ter anti-aliasing, enquanto que outras não têm nenhum. Algumas cenas são 720p confirmados, enquanto que outras - devido à compressão do vídeo apresentado - são muito mais difíceis de discernir. Acrescentando à confusão, apareceram umas imagens na internet, num dos nossos sites favoritos, o coreano Ruliweb.
Existe forte possibilidade de que o que temos aqui não apresenta realmente qualquer jogabilidade, e similar ao vídeo original de God of War 3, um trailer propositadamente criado usando montagens do desenvolvimento, mas sem acção in-game. Uma alternativa é que trailer foi montado com vídeo retirado do jogo em várias fases do desenvolvimento, o que é plausível, tendo em conta a existência do vídeo mais antigo que escapou antes da E3.
Independentemente, há obviamente algo especial aqui, mas até o código ser colocado cá fora, ou captura directa com boa qualidade de actual jogabilidade se tornar disponível, considerem esta uma tentativa de análise e um tanto ou quanto incompleto.