Passar para o conteúdo principal

Mass Effect 2 PS3 instalação: Os factos

É um dos grandes...

Ou a PlayStation 3 debug da Digital Foundry está desesperadamente a precisar de um novo disco duro ou então Mass Effect 2 pode levar qualquer coisa como 52 minutos para instalar para uns relativos e insignificantes 4272MB de dados, sem incluir os DLC adicionais transferíveis.

Um pouco surpreendidos por este tempo de instalação recorde, decidimos investigar e descobrimos que quanto mais espaço disponível no nosso disco, mais rápido o tempo de instalação. Para começar, uns adicionais 5GB de espaço foram libertados do nosso disco de 60GB e a instalação de Mass Effect 2 foi removida, e instalada novamente.

O resultado foi intrigante: o tempo de instalação desceu para uns poucos segundos abaixo dos 38 minutos, uma poupança de uns gigantescos 14 minutos. Libertar ainda mais 2GB de espaço no disco e repetir novamente o processo levou-nos para 32 minutos – perto dos "nada científicos 30 minutos" anunciados ontem pelo TheSixthAxis.

Para ilustrar os testes, aqui está um vídeo de cada tentativa, aumentado por um factor de 100. E com uma música fixe adicionada.

Vídeo do passar do tempo permite-nos verificar cada um dos nossos testes sem ter que esperar um par de horas como fizemos.

Então o que está realmente o jogo a instalar? Cerca de 2,000 ficheiros acabam na PS3 no total: cerca de 50 por cento dos dados do jogo principal e cerca de 10 por cento de dados dos DLC incluídos no disco. Estes são aparentemente copiados directamente do disco Blu-ray, significando imenso trabalho tanto da drive óptica e do disco duro no processo de transferência, prolongando o processo de instalação. Não é a forma mais eficiente de levar a cabo as coisas – evidenciado pela recente instalação Gran Turismo 5 mas é fácil para o estúdio implementar e cumpre o trabalho.

No entanto, a diferença em tempos de instalação dependendo do espaço de disco disponível é algo completamente novo para nós, e pode ter implicações na performance do jogo também – algo que vamos averiguar no futuro próximo juntamente com testes em potenciais drives substitutas.

Lê também