Medal of Honor bloqueia PSJailbreak
Medidas anti-pirataria bloqueiam pirataria.
A viagem de borla acabou – pelo menos por agora. O lançamento Norte Americano de Medal of Honor confirma que a Sony anulou o PSJailbreak que permitia pirataria ao bloquear o código para o novo firmware 3.42. Apesar de "backups" do jogo estarem agora a circular pela Internet, o jogo não pode de forma alguma ser jogado com o hack tal como está.
A resposta da Sony ao Jailbreak foi medida, mas efectiva. Uma semana após o surgimento online do código aberto da implementação PSGroove, a dona da plataforma lançou o firmware 3.42, fechando a exploração USB – bloqueando efectivamente os hackers de correrem jogos pirateados e código não autorizado da PlayStation Network.
O mais recente firmware 3.50 fecha ainda mais a PS3, com o que parece ser uma "lista branca" de dispositivos USB aprovados adicionada ao sistema. Isto bloqueia todos os dispositivos USB não aprovados e não baseados no armazenamento de dados, e resultou em algumas incompatibilidades com controladores.
A Sony opera sobre um tempo de vantagem maior quando se trata de duplicar fisicamente discos de jogos, por isso sucessos recentes como Castlevania: Lords of Shadow e Enslaved: Odyssey to the West permanecem vulneráveis à pirataria Jailbreak. No entanto, o lançamento de Medal of Honor demonstra que todos os níveis da operação Sony já acompanharam nos esforços para prevenir a pirataria.
Apesar de ser uma actualização mínima, o firmware 3.2 parece incluir uma novíssima chave de descodificação não presente nas versões anteriores. Medal of Honor e todos os títulos de agora em diante estão encriptados com a nova chave, significando que o Jailbreak na sua actual forma foi efectivamente anulado: o existente firmware no qual é baseado simplesmente não consegue ler o código.
Não é claro se as novas chaves podem ser adicionadas ao hack existente: os privilégios do sistema que o Jailbreak abre não incluem acesso às camadas do núcleo de segurança da PS3, enquanto que a muito ridicularizada exploração Geohot's dá, e sendo baseada em hardware, não pode ser invertida pela Sony.
Se isto se vai na verdade traduzir numa extensão do hack existente permanece para ser visto, mas entretanto, a Sony vai esperar que as suas contra-medidas sobre o Jailbreak possam assegurar um Natal livre de pirataria para títulos chave como Gran Turismo 5 e Call of Duty: Black Ops.