Chega o primeiro firmware PS3 personalizado
Piratas afastados do lançamento de aplicações caseiras.
O primeiro firmware modificado para consolas PlayStation 3 de venda foi lançado, permitindo a qualquer dono de uma PS3 instalar os seus próprios programas no XMB.
Youness Alaoumi, criador de fonte aberta (hacker: KaKaRoToKS) lançou a primeira prova do conceito esta semana. O lançamento assume a forma de um script que adapta os existentes lançamentos de firmware oficial da Sony (3.41 e 3.55 funcionam definitivamente), modifica-os, e então volta a os empacotar prontos para instalação em qualquer PS3.
O próprio Alaoumi não chama a isto um firmware personalizado, antes mais um "modificado". É um simples ajuste a um ficheiro .xml dentro do actualizador de firmware que adiciona uma opção "Instalar PKG" às opções do XMB – PKGs são os contentores usados pela Sony para actualizações e descargas PSN. O PSJailbreak adicionou a mesma opção mas existe um número de diferenças; Primeiro, a nova modificação ao firmware não permite a instalação de código não assinado e não encriptado na forma que o Jailbreak permitia.
Segundo, os ganchos e actualizações adicionados ao GameOS da PS3, que desviavam o tráfego do disco duro através dos canais Blu-ray, também não foram incluídos. Isto significa que as existentes ferramentas para a pirataria – e mesmo jogos gravados – não funcionam. Adicionando suporte para estes num firmware modificado não é trivial – é necessário aqui engenharia reversa, em oposto a ajustar o .xml base, e nenhum dos hackers estabelecidos vai apoiar tal lançamento.
A noção de extrair, ajustar e voltar a empacotar firmwares oficiais não é nova – acredita-se que o PSJailbreak fazia algo similar com o seu downgrader, enquanto que Geohot mostrou o seu próprio firmware personalizado há algum tempo que mantinha o suporte OtherOS - no entanto, isto nunca foi lançado, levando alguns a acreditar que era falso.
Houve um leque de títulos caseiros lançados para a PS3 na chegada do PSJailbreak. DOOM, Heretic e Hexen foram transportados e um número de emuladores foi lançado. Adicionalmente, alguns jogos escritos à mão genuínos também surgiram. Estes não vão funcionar no novo firmware sem serem assinados e encriptados usando as chaves descobertas pelo trabalho da Fail0verflow, mas é apenas uma questão de tempo até isto acontecer.