Passar para o conteúdo principal

Sony Ericsson vai lançar um PSP Phone?

A correr no Android e controlos tipo comando de jogos.

A Engadget está a reportar que a Sony Ericsson está perto de lançar um novo smartphone a correr no Android com a marca PlayStation.

Segundo é avançado, o aparelho é baseado no Android 3.0 (nome de código Gingerbread) e apresenta um largo ecrã de 3.7" a 4.1" com uma resolução no mínimo WVGA, significando 800-564 pixeis de largura por 480 de altura. É um telemóvel "slide" com controlos PSP a surgir por debaixo do ecrã. Aqui vão encontrar os tradicionais botões PlayStation juntamente com um d-pad digital assim como uma curiosa barra analógica multi-toque, uma espécie de painel táctil de um portátil em formato pequeno. Os botões laterais também estão incluídos no design.

A dar poder ao aparelho está alegadamente um Snapdragon SoC (system on chip) de 1GHz, permitindo gráficos desenhados para estarem no mesmo nível de qualidade dos da PlayStation original ou da PSP e a informação original diz que títulos incluindo God of War, Call of Duty: Modern Warfare e Little Big Planet podem chegar à plataforma.

A Engadget diz que "actualmente está marcado como um aparelho Xperia, mas parece que vai apresentar a marca PlayStation também," e que a Sony Ericsson procura criar toda uma plataforma de jogos e envolvente "eco-sistema" em redor do telefone. Adicionalmente, a Google pode "possivelmente" estar envolvida.

É uma história interessante, mas se vai ou não vai ser usada a marca PlayStation é a questão chave aqui: existe um forte argumento que utilizar esta marca simplesmente não faz sentido para um produto dentro destas linhas. A Sony tem trabalhado na PSP2 à alguns anos e a criação de uma novíssima máquina portátil de jogos baseada em partes já feitas e completamente divorciada das bem mais avançadas especificações da PSP2 parece difícil de reconciliar: a Sony precisa mesmo de completa convergência entre um telefone e a sua nova portátil para criar um impacto.

Mais do que isso, a noção da Sony investir tanto numa plataforma de jogos que apenas pode igualar os visuais da plataforma visual que já tem simplesmente não computa. Igualmente estranho é a conversa de um novo "eco-sistema" de jogos com o envolvimento da Google, tendo em conta que a Sony já tem uma plataforma estabelecida e bem sucedida na forma da PlayStation Network.

Do outro lado do argumento, a Sony claramente tem um grande investimento no sector dos telemóveis e a Apple é extremamente bem sucedida na oferta de uma plataforma de jogos que engloba tanto aparelhos de jogos portáteis como telemóvel. Uma similar convergência com os produtos Sony é certamente inevitável no futuro, mas a questão permanece se este suposto Xperia/PSP Phone é a melhor forma de o alcançar.

Em termos de comentários oficiais nesta história, como poderiam imaginar, a SCEE recusou "comentar rumores e especulações."

Lê também