Xbox Wireless Headset review: a nossa nova recomendação de topo para a Xbox
Todo este nível de valor é quase injusto.
O auricular sem fios Xbox está aqui, o primeiro acessório áudio oficial da Microsoft para a Series X e Series S, e é fantástico. O headset €99,99 com uma quantidade espantosa de características e qualidade pela sua etiqueta de preço relativamente acessível, e pode ser um dos únicos headsets de primeira qualidade para qualquer sistema que eu realmente recomendaria.
A característica mais importante para mim é o seu sistema multiponto sem fios. O XWH vem com o Xbox Wireless da propriedade da Microsoft, permitindo uma ligação sem fios sem a utilização de um dongle, mas o auricular também vem com Bluetooth 4.2. O mais bonito é que podes utilizar o auricular com a tua Xbox e o teu telemóvel em simultâneo, facilitando a audição de música enquanto jogas, ou conversar com os teus colegas no Discord enquanto jogas um título multiplataforma. Claro que ter dois métodos de ligação disponíveis também proporciona um grande grau de flexibilidade - estou a usá-lo agora, ouvindo batidas de hip-hop no jardim enquanto martelo num teclado mecânico, e mais tarde vou usá-lo para jogar Rocket League e Tetris Effect na sala de estar.
O único problema que descobri após alguns dias de testes é que o headset ativará a tua Xbox Series X/S cada vez que for ligado, por isso considera desativar esta funcionalidade se estiveres a tentar minimizar o desperdício de energia. Também vale a pena notar que o headset não requer um dongle para a sua conectividade Xbox, o que é conveniente mas significa que não tem um dongle USB de 2,4GHz que possa ser ligado a um PC ou PS5 (mais sobre isso à frente).
Outro destaque são os controlos - em vez de mexer em botões ou mostradores pequenos e difíceis de encontrar, todos enfiados numa única tampa do headset, a Microsoft transformou cada tampa do headset num enorme mostrador de volume. A tampa esquerda permite ajustar a mistura entre as suas fontes Bluetooth e Xbox Wireless, enquanto que a tampa direita ajusta o volume total. O facto de toda a tampa do headset ser um controlo significa que nunca terás dificuldade em localizar o botão correto, e podes colocar para cima ou para baixo o volume em conformidade, mesmo nos poucos segundos de descanso que te serão concedidos num jogo como Warzone. Ambos os mostradores têm pontos de início e fim fixos, em vez de rodarem livremente, e a tampa esquerda tem um entalhe no centro da sua rotação, de modo que se obtém o feedback físico adequado de que se está no volume máximo ou de que se equilibrou as duas fontes de áudio uniformemente, o que eu adoro.
O desenho do auricular proporciona uma pequena quantidade de cancelamento de ruído passivo e evita que demasiado som entre, mas ainda se fica ciente do som do trânsito ou dos teus colegas de apartamento a perguntar-lhe o que desejas para o jantar. A qualidade sonora real é também melhor do que eu esperava, com uma qualidade sonora baixa impulsionada, que é ideal para se jogar títulos single-player imersivos ou ouvir géneros de música mais baixos. A aplicação Acessórios Xbox fornece os meios para ajustar a reprodução do som, com meia dúzia de predefinições e um EQ personalizado mais uma funcionalidade de reforço de graves ajustável. (Eu recomendaria selecionar o perfil 'Música' ou baixar marginalmente o bass para um perfil mais neutro na configuração personalizada de EQ, mas isso sou apenas eu). O bass é um pouco mais flácido aqui do que nos headsets mais caros, mas este é definitivamente um dos headsets sem fios de melhor som que já testei abaixo dos $100.
Este headset poderia ser ainda melhor se suportasse uma ligação com fios de 3,5mm ou um codec Bluetooth de qualidade superior como o apt-X, mas isto exigiria complexidade acrescida ou taxas de licença adicionais, respetivamente, pelo que mais uma vez as capacidades aqui escolhidas fazem sentido. Se estás a planear utilizar o auricular num PC com Windows 10, recomendaria vivamente que pegasses num adaptador sem fios Xbox (£20/$25) se ainda não o tiveres, pois a ligação a 2,4GHz soa muito melhor e também oferece uma latência muito mais baixa; o mesmo adaptador também funciona para ligar comandos Xbox ao teu PC, pelo que poderás já ter um.
Estes são auscultadores estéreo por padrão, mas podes escolher entre três modos surround se preferires - Windows Sonic, Dolby Atmos ou DTS Headphone:X, todos disponíveis na Xbox e no Windows 10. Windows Sonic vem gratuitamente com a Xbox, e Dolby Atmos é oferecido como um teste gratuito através da aplicação Dolby Access até 31 de Setembro de 2021 (caso contrário é uma compra de £14/$15 após uma semana de teste). DTS Headphone:X está disponível como um teste de 14 dias a partir da aplicação DTS Sound Unbound, o que deve ser tempo suficiente para dizer se valem os $20/£17.
Os três modos de som surround soaram bem nos meus testes, oferecendo resultados ligeiramente diferentes dependendo do jogo testado - irritantemente, é a tarefa de descobrir qual o formato adequado para cada jogo. Em geral, descobri que Dolby Atmos oferecia os resultados mais envolventes em jogos como Gears 5 e Warzone, mas DTS Headphone:X resultou num som um pouco menos fatigante. Contudo, para a maioria dos jogos competitivos, tenho tendência a preferir a clareza do simples som estéreo. Os auscultadores fornecem uma fidelidade razoável no seu modo estéreo, tornando-os uma boa escolha para Call of Duty, Fortnite e outros títulos multiplayer competitivos.
Então tudo isso é justo e bom para usar enquanto se joga, mas que tal ir lá fora com esta coisa? Bem, o Headset sem fios Xbox parece definitivamente um headset gaming, com círculos verdes em cada earcup e a marca Xbox num dos lados, mas é leve e confortável o suficiente para se poder usá-lo no autocarro sem qualquer dificuldade. A força de fixação é de um toque mais suave do que aquilo a que estou habituado, por isso é menos adequado para uso ativo - digamos, para fazer exercício no ginásio ou para ir correr, uma vez que os auscultadores podem deslizar facilmente. O headset é também suficientemente robustos para me sentir confortável a atirá-los numa bolsa para uma viagem de comboio, mas sentir-me-ia muito mais confiante ao fazê-lo se os auscultadores se dobrassem ou viessem com uma mala de transporte. Ainda assim, dado o ponto de preço agressivo e o foco no jogo, é fácil de compreender porque é que estas características não estão presentes, e os níveis de conforto geral são excelentes.
Os auscultadores Xbox Wireless carregam via USB-C e vêm com um cabo comicamente muito curto para o efeito; nos meus testes o headset durou cerca de 13 horas antes de necessitar de uma recarga, com Bluetooth combinado e utilização de 2,4GHz Xbox Wireless para a maior parte do tempo. A recarga demora cerca de três horas, por isso, vai definitivamente querer ficar de olho nos níveis da bateria e recarregar durante a noite, se for necessário. O headset pode ser ligado ou colocado em modo de emparelhamento, premindo um botão na parte de trás do auricular esquerdo.
A qualidade do microfone também é suficientemente razoável, enrola-se à volta da earcup e fica fora da vista quando não é necessário. Um comprimento mais longo teria provavelmente resultado num discurso mais claro, mas mais uma vez dado o custo extra e complexidade de um design mais avançado que se destaca ou se retrai para dentro do auricular, não sou adverso à abordagem que a equipa de design da Microsoft escolheu aqui. Há um botão na parte inferior do microfone que permite silenciá-lo rapidamente, o qual acende uma pequena luz branca indicadora perto da ponta do microfone. Isto evitará, assim se espera, aqueles momentos embaraçosos em que se apercebe que a razão pela qual as tuas piadas não estão a ser ouvidas pela tua equipa. Infelizmente para mim, não consigo ver essa luz branca mesmo com o braço do microfone inclinado para cima, embora possa variar de pessoa para pessoa. Há também uma função de auto-mute, onde o microfone é desativado se não te detetar a falar, para evitar que as tuas conversas familiares sejam transmitidas para a lobby pública de Call of Duty.
Com tudo considerado, o Headset Sem Fios Xbox destaca-se como o auricular de melhor valor para a Xbox, apesar de alguns concorrentes fortes. O SteelSeries Arctis 7X proporciona um design "ski google" mais confortável com um melhor microfone e áudio ligeiramente melhor, mais o suporte PlayStation 5, mas estes auscultadores custam mais por volta de £160/$150 e não incluem Bluetooth. Para essa funcionalidade, terás de optar pelo Arctis 9X, que está mais próximo de £180/$200 - mais premium. O LucidSound LS15X é mais comparável em preço, custando £100/$90, e utiliza o mesmo design rotativo de auscultadores sem fios da Xbox. No entanto, os seus auscultadores fazem um som de ranger durante a utilização, a sua qualidade de som não é excecional e não há aqui suporte de Bluetooth, tornando o Headset Sem Fios Xbox a melhor escolha para a maioria das pessoas.
A Microsoft fez aqui um bom trabalho, e penso que qualquer pessoa que compre este auricular pelo preço recomendado de €99,99 ficará feliz. Não é perfeito, mas oferece uma lista de características mais profunda do que as alternativas mais caras, ao mesmo tempo que continua a cumprir com os fundamentos. Eu até sugeriria que este headset é um pouco injusto para os parceiros Microsoft com periféricos como a SteelSeries e Corsair, que enfrentam agora uma concorrência muito mais forte do que a que vimos anteriormente de um produto de primeira linha. (Isto não quer dizer que, por exemplo, os auscultadores Pulse 3D da Sony sejam maus, mas há certamente um maior número de boas alternativas a um preço semelhante). Se estiveres atrás de um auricular gaming que funcione bem na tua Xbox com a versatilidade de trabalhar também num PC com Windows ou num smartphone, esta é uma ótima escolha.