Directo: Entrevista com Armindo Araújo
Campeão Mundial P-WRC, às 17:30.
A nossa cobertura em direto deste evento já terminou.
D1ogo: Há apoios suficientes em portugal?
Julgo que a economia mundial sofreu uma grande reviravolta nestes ultimos anos, o que leva a que não seja facil a obtenção de apoios para qualquer tipo de desporto, mas estamos cá para tentar ultrapassar e dignificar o nome de todos os sponsors que até hoje têm acreditado em nós e assim esperemos que continue.
duartegt4: Qual a superfície favorita do Armindo? Terra, Neve ou Asfalto?
Embora goste de todo o tipo de superficie, reconheco que o que menos me sinto a vontade seja a neve, e onde noto que faco maior diferenca para os meus adversarios seja o asfalto.
MR76: O Armindo Araújo sente-se um motivo de orgulho para Portugal?
Eu tento fazer com que Portugal se orgulhe daquilo que estou a fazer no campeonato do mundo e, obviamente, quando as coisas correm bem e mais facil ter esse orgulho. Neste momento, Portugal deve estar orgulhoso por estar a liderar o campeonato do mundo de producao.
Wuzv3Ks: Sempre quiseste isto para a tua vida???
Ou apenas apercebeste-te que isto era o que melhor sabias fazer?:D
Para mim ser piloto sempre foi um sonho, e esse sonho realizou-se, quando fui ver o Rali de Santo Tirso em 2000, e ai, tomei a iniciativa de fazer a prova seguinte o Rali de Fafe do Campeonato Nacional de Promocao. Embora tenha sempre estado ligado ao mundo motorizado, nomeadamente as provas de Enduro e Todo-o-Terreno, foi com um carro emprestado que fiz a primeira prova. Vi que tinha jeito eheh e ate hoje sempre dei o meu melhor
panob: Caro Armindo, nos ralis a sério, as trajectórias num em piso de terra são muito diferentes das trajectórias em piso de asfalto ou actualmente são praticamente iguais? Obrigado e parabéns pelo sucesso já alcançado.
A conducao em asfalto e bem diferente da de terra, porque os niveis de aderencia sao completamente diferentes, a preparacao do carro e tambem outra, as notas ditadas pelo co-piloto sao diferentes, pois no asfalto a abordagem das curvas tem que ser feita de uma forma mais suave e precisa, na terra a condução permite um pouco mais de "erros" por assim dizer.
dudas: És adepto de videojogos? Que jogos de rally já experimentaste?
Jogo, mas muito raramente, derivado a minha profissao que me ocupa bastante tempo, pois grande parte do tempo ando em viagens, e todo o tenho passo-o com o meu filho, mas nunca me recuso a um desafio eheh
MR76: Antes da prova disse que o rali de Portugal era uma das melhores competições do campeonato do mundo. Continua com essa opinião?
Sim, sem duvida. Eu estou no campeonato do mundo e, portanto, posso fazer uma comparacao e uma avaliação mais correcta sobre a organização das provas. O rali de Portugal esta num campeonato superior porque a organizacao e muito boa, tem muita qualidade e, portanto, não ha motivo para que Portugal saia do calendario do campeonato do mundo.
Flaxh: Primeiro gostaria de te felicitar por tudo o que tens feito pelo desporto automóvel em Portugal. Depois, tendo isso em conta, porquê que actualmente ainda não o podemos ver ao volante de um WRC? A entrada da Mini pode abrir mais uma porta?Ou o peso do marketing é em muitos casos maior do que o talento? (veja-se o caso de Raikkonen vs Solberg)
Obviamente que o que o piloto representa em termos de pais mais precisamente o nº de vendas de automoveis e importante na escolha de um piloto para uma equipa mundial, relativamente a entrada da Mini e mais uma porta que se abre para o mercado de pilotos. Embora estejamos para agora com diversos contactos que serao divulgados na altura certa. Para ja como devem imaginar estamos concentrados a 100 por cento neste campeonato de forma a o terminar da melhor forma e trazer o titulo para Portugal!
MR76: O Armindo Araújo sente-se um motivo de orgulho para Portugal?
Eu tento fazer com que Portugal se orgulhe daquilo que estou a fazer no campeonato do mundo e, obviamente, quando as coisas correm bem e mais facil ter esse orgulho. Neste momento, Portugal deve estar orgulhoso por estar a liderar o campeonato do mundo de producao.
The_Dark: Quais sao as principais diferencas entre um jogo e a realidade?
As diferencas sao que quando jogo este jogo nao transpiro tanto como dentro do meu carro de prova eheh. Obviamente que um jogo permite tudo e mais alguma coisa, se fossemos aplicar o que faco num jogo concerteza nao estaria na posicao que estou hoje
Doctor_Doom: Ola Armindo
Comprei o jogo hoje de manha e ainda nao parei de jogar. Li que esteve envolvido no desenvolvimento do WRC. Os meus parabens. Este é o melhor jogo de rali que alguma vez joguei. A jogabilidade não podia ser melhor. E logo com um portugues Campeao do Mundo. Queria perguntar se nao acha estranho a sua popularidade ter aumentado significativamente com o lançamento deste jogo? Ou por outras palavras, os media andam distraidos ou so veem futebol? Obrigado e boa sorte para o Bi!
Sem duvida que este jogo aumenta muito a minha "popularidade", e embora eu ache que a comunicacao social, devesse dar mais visibilidade ao desporto automovel, acho que aos poucos as coisas estao a melhorar, temos e que continuar como temos feito ate hoje.....MUITO E BEM.
MR76: Não devia ter mais notoriedade face ao seu desempenho no Mundial?
Eu percebo o facto de não ser tao falado. Nos estamos a atravessar uma ma fase economica e, portanto, nao e facil arranjarmos os apoios que queremos. Felizmente ainda consigo estar no mundial a liderar o campeonato do mundo de producao. Obviamente que com mais apoios poderia fazer melhor mas vamos lutando para continuar entre os melhores.
blue_one: Que conselhos das a alguem que tenha o sonho de um dia ser um grande piloto como tu?
Acima de tudo, preparar-se para um grande espirito de sacrificio, para começar, vai ter que estar rodeado de alguem, com possibilidades economicas, para a ajuda dos primeiros passos, dai em diante, e fazer o melhor possivel e ter a chamada estrelinha da sorte para ter oportunidades (equipas, patrocinadores etc..) que permitam passar para voos mais altos.
adjhippie: boas armindo...quanto ao rally de portugal , gostas mais do algarve ou do antigo na zona centro do pais?
O Rali de antigamente era mais mitico, tinha mais espectadores, e muito mais longe e duro, hoje em dia, com as novas regras do Mundial e impossivel ter Ralis como antigamente, mas sinto muitas saudades daquelas miticas especiais.
Flaxh: Embora tenha havido uma evolução enorme nos últimos anos, ainda receiam enquanto vão a conduzir ou nem sequer têm tempo de pensar nisso? Os erros do co-piloto pagam-se mais caro que os do piloto?
Quando comecar a pensar em todos os azares que poderao acontecer, talvez seja a hora de parar, um co-piloto deve ser alguem em quem nos confiamos a 100 por cento, embora por algumas vezes acontecam erros.
Djrds: No ano passado, quando pilotavas o Evo IX, queixavas-te bastante que era um carro dificil, o Evo X representou uma grande melhoria?
Sim não paramos de trabalhar com a finalidade de sempre evoluir o EVO X, mas considero o EVO X o mais resistente, e neste momento mais rapido que o EVO IX.
PedroHenrique: Armindo, qual é o teu carro de sonho?
O Carro que me fizer alcancar Vitorias esse sim sera o apelidado CARRO DE SONHO eheh
Egoncalves: Sentes o reconhecimento devido por parte das entidades em PT? Por exemplo, vê-se apoio da CM Santo Tirso (Santo Tirso ConVida) mas nunca vi do Ministério do Turismo por exemplo. Tá mais que confirmado que és um excelente meio de comunicação de PT (e tb da PT... ehehehe).
Abraço
Sim como sabe sou apoiado por empresas Governamentais, tais como PT, ou C.M.S.Tirso, sou apoiado porque dou determinado nº de retorno que e considerado uma mais valia para a imagem destas empresas, contudo para se poder passar para outros voos, outros apoios serao necessarios.
duartegt4: O que achas dos novos carros do WRC achas que irao ser mais competitivos que os actuais? Achas que irao trazer a competitividade de volta?
Acho que em termos de espectacularidade sera mais ou menos o mesmo que se tem visto nos dias de hoje, relativamente as diferencas, as diferencas entre os pilotos serao menores, derivado a terem sido abolidas todas as ajudas electronicas.
Djrds: Como não foi respondida, e como eu gostava muito que o Armindo respondesse, vou fazer copypasta:
Armindo, tendo em conta que o teu objectivo deverá ser competir no WRC, que equipa oficial gostarias que te convidasse?
Uma que não me pedisse para levar patrocinadores com valores elevadissimos para a equipa, isso sim seria a cereja no topo do bolo.
txavasco92: Já tiveste oportunidade de conduzir um World Rally Car?
Semmais demoras poderao confirmar no meu site as fotos de quando fiz o Rali de Portugal 2007 aos comandos de um Mitsubishi WRC, aqui deixo o link: http://armindoaraujo.com/multimedia_07/fotografias/portugal/index.htm, e não se esqueçam de visitar o site de fãs do facebook, onde esta sempre tudo actualizado, inclusive, poderão ver a reportagem da TVI de hoje onde falo acerca do Jogo.