Passar para o conteúdo principal

Director de Tekken farto de evitar possíveis ofensas com os seus personagens

"Temos todos de usar T-shirts brancas e calças de ganga."

Katsuhiro Harada é a principal face da série Tekken, um nome reconhecido entre a comunidade adepta dos fighting games e um dos mais comunicativos criadores de videojogos.

Através do Twitter, Harada conversa diariamente com os seus fãs e além de constantes queixas, recebe ocasionalmente pedidos e demonstrações de apoio ao seu trabalho.

Recentemente, Harada foi elogiado por um fã que também lhe deixou um pedido, uma personagem de origem viking em Tekken, algo que despoletou de sua parte uma pertinente resposta.

O criador Japonês confessou que hoje em dia é preciso ter muito cuidado com as personagens que são criadas pois vivemos numa era em que uma simples roupa poderá ofender alguém.

No entanto, diz que já está farto de pensar no que as pessoas vão dizer sobre o que cria.

"Gostaria de me desafiar num design com esse tema. No entanto, estamos numa altura em que o desafio é muito elevado," disse Harada.

"Existem pessoas que se queixam sobre o design de personagens, dizendo que 'Isto é estereótipo!'"

Harada acrescentou ainda que o mínimo detalhe poderá ser criticado e tornar-se numa ofensa para alguém, resultando em controvérsia e ataques à sua criatividade.

"A identidade individual vai-se tornar homogeneizada. Talvez todas as pessoas no mundo devessem usar apenas T-shirts e caçadas de ganga. As camisolas devem ser limpas, sem nada nelas. Se existir um design, poderá ofender alguém, certo?"

"Estou bastante farto de tentar evitar causar possíveis ofensas," concluiu Harada.

Anteriormente, Harada já tinha comentado este assunto e partilhado as suas preocupações com as actuais tendências e como a criatividade está cada vez mais sujeita a temer certas reacções - especialmente após a revelação de algumas personagens de Tekken 7, como Julia.

Lê também