Direitos sobre Dragon Ball poderão causar disputa
Shuheisha teme pelo futuro.
O falecimento de Akira Toriyama a 1 de março de 2024 foi uma terrível notícia para os fãs de Dragon Ball, mas para a Shuheisha a dor da perda chegou associada a incertezas sobre os direitos da obra criada pelo lendário artista japonês.
Segundo avançado pelo japonês Toyo Keizai Online, desde o falecimento de Toriyama que a Shuheisha, Bandai Namco e Akio Iyoku estão a discutir o futuro de Dragon Ball e os direitos da propriedade, algo extremamente importante pois o responsável dita quais os projetos aprovados nos mais diversos formatos de entretenimento.
As fontes do Toyo Keizai dizem que apesar de Iyoku ter trabalhado de perto com Toriyama (gestor de Dragon Ball na Shuheisha entre 2016 e 2022), a Shuheisha está prepcupada com a sua forma de atuar, como dar luz verde a projetos sem o consentimento dos responsáveis pela companhia.
Em 2023, Iyoku criou a Capsule Corporation Tokyo para gerir direitos de propriedade intelectual para criadores como Toriyama, o que levou a Shuheisha a tentar negociar os direitos diretamente com o criador de Dragon Ball, mas não teve sucesso.
Eis que entra a Bandai Namco na cena para tentar esclarecer a questão dos direitos sobre Dragon Ball, para continuar a desenvolver jogos nesta propriedade incrivelmente popular, mas a Shueisha e o seu ex-funcionário não conseguem chegar a um consenso.
Perante isto, o recurso será conversar diretamente com os familiares de Toriyama para tentar resolver a situação.