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Diretor de Dead or Alive atacou Tekken como estratégia de marketing

Katsuhiro Harada revela tudo.

Crédito da imagem: Koei Tecmo

Katsuhiro Harada, uma lenda viva no desenvolvimento japonês de videojogos e o principal nome associado à série Tekken, revelou finalmente a história em torno da sua relação com Tomonobu Itagaki, que durante vários anos atacou Tekken para promover a sua própria série de luta 3D, Dead or Alive.

Através da rede social X, Harada decidiu finalmente contar as suas interações com Itagaki e como o líder de Dead or Alive na Tecmo, visou especificamente Tekken para elevar a sua própria série, que começou a ser moldada para responder ao que considerou deficiências na obra da Namco que tentou aproveitar.

Para tornar o nome Dead or Alive mais popular, Itagaki começou a falar mal publicamente da série Tekken, ao ponto de criticar abertamente Harada e os jogos que desenvolviam. Harada diz mesmo que foi chamado pelos seus superiores e ordenado a permanecer em silêncio, enquanto a estratégia de Itagaki começava a ter cada vez mais resultados, especialmente nas revistas e sites do estrangeiro.

Harada partilhou detalhes de várias interações estranhas, nas quais Itagaki tentou sempre obter uma forma de sentir que Dead or Alive era superior a Tekken, mas anos mais tarde o líder de Dead or Alive confessou que tudo se tratou de uma estratégia para tornar a sua série mais popular, para dar que falar, o que resultou.

Harada diz que Itagaki revelou uma compreensão impressionante da estrutura da equipa Tekken, que investigou meticulosamente os currículos dos funcionários que trabalhavam na equipa de Tekken, as demografias dos jogadores, e as principais áreas que estavam a despertar elogios para estes jogos de luta 3D.

Com a sua “sofisticada análise de mercado”, muito à frente do que era feito na altura, comenta Harada, Itagaki conseguiu desenvolver estratégias que elevaram o nome Dead or Alive, não apenas como concorrente direto de Tekken, mas também para reconhecimento do nome. Itagaki trabalhou para criar jogos que preenchiam as necessidades que Tekken não conseguia, e investigou como evoluir tecnicamente o seu jogo para criar uma sensação própria.

Harada diz que em 2008, após Itagaki sair da Tecmo, o próprio o chamou e considerou “camarada”, pelo qual nunca teve animosidade, mas contra o qual teve de empregar todas as estratégias para tentar competir.

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