Passar para o conteúdo principal

Diretor de Final Fantasy 16 conta que o seu primeiro jogo foi cancelado

Naoki Yoshida fala do começo da carreira.

Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy 14 e o responsável pelo sucesso do MMO, que está também a liderar os trabalhos em Final Fantasy 16, é uma das mais acarinhadas figuras na atual Square Enix, mas recentemente partilhou uma curiosidade e revela que o atribulado início da carreira.

Em conversa com o We Are Vana'Diel, obrigado ao Kotaku, Yoshida partilhou que o seu primeiro projeto foi cancelado, um jogo que começou a desenvolver quando trabalhava na Enix e foi cancelado em 2003, após a fusão com a Squaresoft.

Yoshida estava a trabalhar num jogo online para PC na Enix, mas quando as duas companhias se juntaram para formar a Square Enix, foi informado que teria de adaptar o jogo para a PS2, algo no qual nem queria acreditar tendo em conta os limites na memória da consola, comparado com o PC.

Yoshida enfrentou imensos problemas e parte da principal equipa de Final Fantasy 11 foi chamada para o ajudar, mas os problemas eram tantos no port e as exigências da Square Enix cada vez maiores, pedindo diversas funcionalidades, o que resultou num projeto cancelado.

Yoshida explicou que o jogo te levaria a seguir um caminho e para mudar de trajeto, terias de colaborar com outros jogadores que seguiram uma história diferente para te ajudar ou tentar encontrar um objeto que permitisse seguir caminho, mas esse objeto poderia estar na posse de outro jogador e a comunidade teria de cooperar constantemente.

Lê também