Passar para o conteúdo principal

Diretor de Metaphor: ReFantazio prefere manter-se afastado do feedback dos fãs

Por questões de saúde mental.

Crédito da imagem: Atlus

Katsura Hashino, diretor da série Persona e mais recentemente do aclamado Metaphor: ReFantazio, revelou que prefere manter distância do feedback dos jogadores para proteger a sua saúde mental.

Numa recente conversa com Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill, publicada pela Famitsu, Hashino conversou sobre o feedback dos jogadores, algo que mais do que nunca está ao fácil alcance dos criadores, com as redes sociais e internet. No entanto, navegar pelas opiniões dos jogadores pode desgastar mentalmente.

Hashino diz que tenta não prestar demasiado valor ao feedback dos jogadores e trata isso como parte do trabalho. “Obviamente, eu vejo as coisas ocasionalmente, como após um lançamento. Mas não é como se pudesse ajustar o jogo de acordo com o que vejo. Quando preciso de ver alguma coisa, tento fazê-lo rapidamente de uma vez só pois estar constantemente a ver reações não é bom para a tua saúde mental.”

Enquanto Hashino diz que nem sequer procura pelo seu nome online e não usa as redes sociais, Toyama reagiu ao dizer que a sua opinião sobre o feedback dos jogadores está a mudar com os tempos. Uma vez que está a desenvolver uma nova propriedade, Slitterhead, Toyama diz que está mais atento aos comentários e até adota opiniões que considera pertinentes.

Lê também