Diretor de Retunal diz que o desafio do gameplay e a narrativa são inseparáveis
Tornar o jogo mais fácil iria reduzir o impacto da narrativa.
Harry Krueger, diretor de Returnal, disse que tornar os jogos mais acessíveis está ao alcance de qualquer criador, mas em Returnal tornar o jogo mais fácil iria afetar negativamente o impacto da narrativa.
Em conversa no PS I Love You XOXO de Greg Miller, Krueger foi questionado sobre o que pensa da discussão em torno da dificuldade de Returnal e diz que "será sempre um desafio interessante encontrar aquele ponto perfeito".
"Penso que podemos sempre fazer mais e podemos sempre adicionar mais suporte para diferentes formas de jogar o jogo e diferente métodos de controlo. Penso que no que diz respeito à dificuldade, penso que é uma questão do tipo de experiência que tens em Returnal."
Krueger acredita que a elevada dificuldade de Returnal está intimamente ligada à estrutura narrativa e que os jogadores se iriam sentir menos envolvidos com a história de Celine sem a sensação de desafio.
"Penso que de diversas formas, a história e gameplay são inseparáveis em Returnal," disse Krueger.
Para a Housemarque, Celine começa a entrar em desespero pois está constantemente a morrer devido aos desafios que enfrenta, precisamente os desafios que o jogador está a enfrentar e o ciclo que repete.
"Penso que se pudesses ficar mais poderoso e passar sem dificuldade um boss ou ir de ponto A para B para C através de pontos na narrativa, parece que iria criar um pouco de dissonância."
Krueger diz que a Housemarque terá em conta o feedback dos jogadores para os próximos projetos, mas no caso de Returnal, a vontade foi criar uma narrativa sobre dificuldades e desafios, algo sentido no gameplay.