Slitterhead foi inspirado em jogo de terror exclusivo da PS2
Um título lançado em 2003.
Slitterhead é o novo jogo da Bokeh Studio, a equipa indie formada por Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill e outros títulos conhecidos como Gravity Rush.
Trata-se de um jogo de terror e ação em terceira pessoa onde o jogador possui corpos humanos para combater parasitas devoradores de cérebros chamados Slitterheads.
De acordo com a Famitsu, quando questionado sobre o que inspirou esta mecânica de possessão humana, Toyama respondeu que o “conceito fundamental de Slitterhead é reinterpretar Siren como um jogo de ação moderno”.
Siren (ou Forbidden Siren como é conhecido na Europa) foi lançado em 2003 na PS2 e é um jogo de terror de sobrevivência no qual o jogador usa uma habilidade psíquica chamada “sightjack” para controlar o sentido de visão e audição de alvos próximos. O processo é semelhante à sintonização de uma estação de rádio ou de televisão, com o botão analógico esquerdo a servir como referência.
Assim sendo, o conceito de possessão está presente em ambos os jogos, se bem que de forma distinta de um ponto de vista mecânico. É também importante notar que, enquanto Siren está mais voltado para o terror de sobrevivência, Slitterhead terá uma abordagem com mais ação.