Passar para o conteúdo principal

Disney Infinity - Antevisão E3 2013

Passe VIP para o mundo Disney.

Depois das vendas desapontantes de Epic Mickey e da sequela, a Disney seguiu em frente e decidiu encerrar os estúdios Junction Point, de Warren Spector e redobrar atenções na sua nova multi-franquia; Disney Infinity. Oriundo da Avalanche Studios, com este título a Disney pretende reocupar uma posição central nos videojogos para os mais pequenos. Baseado em figuras tal como as do jogo Skylanders, Disney Infinity é mais do que uma alternativa e o resultado disso está na abordagem constante aos filmes e curtas animações da editora norte-americana.

Em bom rigor, Disney Infinity não é uma total surpresa, embora seja interessante descobrir que este jogo é mais do que uma tentativa de expandir o universo Disney. Ao estabelecer ligações com cenários, personagens e ambientes de filmes estreados no cinema, a editora cria mais um produto de consumo alternativo dirigido para a sua audiência. Por isso é que na véspera do dia de conferencias da E3, fomos levados até à sala de cinema para o evento Disney Infinity, onde responsáveis pelo jogo e pelas mais recentes produções falaram dos planos da franquia para o futuro.

De Lone Ranger a Monsters University, pudemos ver um longo trailer do primeiro, que irá estrear nos Estados Unidos em breve e também uma parte com 37 minutos de duração do segundo. Foi uma pena não se ter visto mais do que mais de meia hora e quando se estava a entrar no âmago do filme, cortar o filme foi como tirar o rebuçado a quem assistia, fruto do bom humor e boa narrativa postos no filme. De resto, a certeza de que ambos os títulos irão fazer parte do jogo Disney Infinity, quer em cenários, quer em personagens.

A questão que sobra é a seguinte: como encaixar estes mundos no jogo? Através dos play sets. Trata-se de mundos virtuais, normalmente tidos como campanhas, dos congéneres dos filmes. Neles os jogadores podem lançar personagens como Mr. Incredible, Jack Sparrow e Sulley através do Disney Infinity Base, um acessório que se limita a dar vida às figuras que vêm com o jogo. É um sistema bastante similar ao de Skylanders, com a vantagem dos play sets se revelarem bem mais vastos em opções, sem nunca se acomodarem demasiado ao filme. Por isso é que os jogadores vão encontrar missões secundárias e outros desafios muito para lá do tema central colocado no filme.

Pudemos experimentar uma demonstração do jogo com base no play set do Monsters University e logo aí descobrimos como a estrutura de um mundo aberto nos permite realizar diversas acções e objectivos, embora neste caso, os sustos sejam o tema central. Em termos gráficos, Disney Infinity é um jogo que cumpre e segue muito de perto o que vemos nos filmes, com animações seguras e uma frame rate muito constante, o que faz deste um jogo muito apetecível, especialmente pelas combinações de cores e pela óptima acessibilidade. Para os mais pequenos, será sem dúvida uma proposta agradável e capaz de colher o agrado imediato do público alvo.

Tal como dissemos atrás, a Disney construiu esta franquia de modo a receber permanentemente novos conteúdos e personagens. Por exemplo se são fãs de jogos de carros, então Cars é outro Play Set que merece atenção. Para já é o único Play Set adicional confirmado pela Disney, mas haverá muitos mais a confirmar até à estreia do jogo e posteriormente serão distribuídos novos Play Sets. É possível integrar e comprar personagens para as utilizar em universos que não os seus. Desse modo poderão completar objectivos e realizar acções que até aí não eram possíveis.

No entanto, onde a Avalanche Studios está a depositar mais esperança na longevidade doa título, é no modo criação, denominado Toy Box. Neste modo, os jogadores, em modo individual ou cooperativo, têm à sua disposição uma série de ferramentas que lhes permite inventar, jogar e partilhar as suas aventuras baseadas nos universos Disney. As hipóteses de construção são quase ilimitadas, ponto que serviu de humor durante a apresentação do jogo, através de um vasto rol de géneros que podem encaixar no modo de jogo, com uma imagem em fundo do Toy Box a definir o género. Desde pistas de automóveis, combates, jogos de plataformas, é permitido, com engenho e alguma dedicação, fabricar muitas e interessantes ideias que podemos depois partilhar com os amigos.

Disney Infinity vai ser lançado já no calor de Agosto e traz o seguinte conteúdo: 3 play sets (The Incredibles, Pirates of the Caribbean e Monsters Inc.), um disco, uma base Disney Infinity, 3 figuras e códigos para desbloquear conteúdo online. A partir do dia 18, ficará disponível para as plataformas Xbox 360, PS3, Wii U, Wii e 3DS.

Lê também