Passar para o conteúdo principal

Distribuição de GTA IV interrompida na Tailândia

Esfaqueamento de um taxista é a causa da decisão.

O distribuidor de GTA IV na Tailândia, a New Era Interactive Media, procedeu à interrupção imediata da venda de GTAIV no país após um jovem ter confessado que assaltou um taxista, assassinando-o de seguida, quando tentava recrear uma das cenas do sempre polémico jogo da Rockstar.

De acordo com a distribuidora estão a ser encetados esforços para que os retalhistas retirem o jogo das prateleiras, em substituição de outros jogos.

O jovem de 18 anos que praticou o crime considera-se um jogador obsessivo de GTA e está neste momento detido depois de ter assaltado e morto um taxista de 54 anos com uma faca no fim-de-semana. Se em julgamento for considerado culpado enfrentará a pena de morte através de injecção letal.

Surpreendidos ficaram também os elementos da polícia que não detectaram problemas mentais no jovem pelo que foi directo quanto à autoria do crime admitindo ainda que o jogo esteve na base de tal comportamento.

De acordo com o Ministério da cultura tailandês esta situação traz de volta a discussão da violência em torno dos videojogos e no acompanhamento que os pais devem dar aos filhos quando estes jogam. Para elementos do gabinete do Ministério da Cultura esta situação "é uma bomba relógio, pelo que hoje aconteceu com um taxista mas amanhã pode acontecer a um lojista".

Lê também