Divisão de jogos da Sony cresce 64.6 porcento
O lançamento da PS4 teve um impacto positivo na companhia.
O lançamento da PlayStation 4 teve um impacto extremamente positivo nos resultados financeiros da Sony para o trimestre que ficou concluído em dezembro, especialmente na divisão dos jogos, que aumentou as receitas em 64.6 porcento para $4.2 mil milhões, um valor do qual obteve um lucro de $172 milhões.
Como a Sony anunciou as vendas das suas consolas juntas, não sabemos ao certo quantas unidades da PlayStation 4 já foram vendidas. O número mais atual que temos são 4.2 milhões.
No trimestre em questão, as vendas combinadas da PlayStation 4 e PlayStation 3 foram de 7.8 milhões. No lado das portáteis, a PSP e a PlayStation Vita venderam juntamente 2 milhões de unidades.
As unidades vendidas de videojogos chegaram aos 126 milhões, incluindo as versões físicas e digitais.
A Sony como um todo teve receitas de $22 mil milhões, uma subida de 23.9 porcento, e obteve um lucro de $257 milhões, mas foram anunciadas medidas que vão afetar a divisão de computadores e televisões da Sony.
Quanto aos computadores, a marca Vaio será vendida à Japan Industrial Partners, ficando a Sony com uma fatia de 5 porcento da companhia. O negócio estará terminado em março deste ano e após isso, a Sony não tem intenções de continuar a desenvolver computadores e encerrará a linha de produção na primavera.
Passando para as televisões, a Sony não vai vender esta divisão, mas quer concentrar-se no mercado da resolução 4K e reduzir os custos em simultâneo. Além disto, a divisão das televisões será separada da Sony e gerida como se fosse uma subsidiária, uma operação que estará terminada em julho de 2014.
A última medida anunciada pela Sony é o despedimento de 5000 pessoas, das quais 1500 são do Japão.