Divisão europeia da Xbox poderá ter sido a mais afectada pelos despedimentos da Microsoft
Maioria desses despedimentos poderão estar relacionados com trabalhos de marketing.
O projecto de reestruturação interna da Microsoft irá provocar o despedimento de cerca de 18 mil trabalhadores, um dos maiores cortes da história da companhia, que na maioria fazem parte da recém adquirida Nokia. No entanto, a divisão de entretenimento também irá sofrer alguns cortes, começando pelo encerramento dos Xbox Entertainment Studios.
Segundo relata o MCV estes despedimentos vão também afectar os estúdios europeus da Microsoft (também presentes na África e Médio Oriente) com um corte de funcionários na ordem dos 75%.
A equipa da Xbox no Reino Unido poderá ter perdido 10% dos seus trabalhadores, apesar da Microsoft não fornecer dados concretos sobre esta questão. O que parece claro é que a maioria destes empregos estariam ligados a trabalhos de marketing e relações públicas, e não aos estúdios de desenvolvimento em si.
"Eliminámos uma série de postos no Reino Unido para ganharmos eficácia. Continuamos comprometidos com este mercado e continuaremos a dar apoio às equipas de desenvolvimento locais," afirmou um porta-voz da Microsoft ao MCV.
"Acreditamos que o Reino Unido possui uma indústria de videojogos com um talento excepcional, e vamos continuar focados na criação de jogos através da Microsoft Studios com equipas como a Rare, Lionhead Studios, Lift London e Soho Productions".
A Microsoft esclareceu também que estes cortes não afectarão o lançamento da Xbox One em treze novos países europeus no próximo mês de setembro.