DLSS 4 Multi Frame Gen da NVIDIA tem um incrível aumento de 8x no desempenho em relação ao DLSS 3
Exclusividade para a série RTX 50.
A NVIDIA apresentou na CES 2025 o DLSS 4, a mais recente evolução da sua tecnologia de deep learning supersampling. Esta versão introduz a Geração de Múltiplos Fotogramas, capaz de criar até três fotogramas adicionais para cada fotograma tradicionalmente renderizado, permitindo um aumento de desempenho até 8 vezes superior em comparação com os métodos anteriores.
A Multiple Frame Generation está disponível nas novas placas gráficas GeForce RTX série 50, baseadas na arquitetura Blackwell. Essas GPUs incorporam núcleos Tensor de 5ª geração, permitindo um desempenho até 2,5 vezes superior no processamento de inteligência artificial. Além disso, a série RTX 50 utiliza memória GDDR7, caracterizada pela sua eficiência energética e maior largura de banda em comparação com a GDDR6X.
O DLSS 4 também inclui modelos de inteligência artificial baseados em transformações, aplicados em tempo real para melhorar a qualidade da imagem, com uma maior estabilidade temporal, menos artefactos e detalhes mais nítidos em movimento. Esta melhoria beneficia todas as GPUs da série GeForce RTX, incluindo as séries 20 e 30.
No lançamento, 75 jogos e aplicações suportarão DLSS 4 com Multiple Frame Generation, incluindo títulos como Alan Wake 2, Cyberpunk 2077 e Indiana Jones and the Great Circle. Para os jogos que ainda não receberam actualizações, a NVIDIA disponibilizará opções de substituição do DLSS nos seus drivers e na aplicação NVIDIA, permitindo aos utilizadores ativar as novas funcionalidades manualmente.
As novas placas gráficas GeForce RTX série 50 estarão disponíveis no final deste mês, com preços a partir de 549 dólares para a RTX 5070, até 1.999 dólares para a RTX 5090. Estas GPUs apresentam um desempenho significativamente superior ao das gerações anteriores, tirando partido das novidades introduzidas pelo DLSS 4.