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Donkey Kong Country 3: Dixie's Kong Double Trouble - Retro

Cada macaco no seu galho.

No seguimento da entrada dos clássicos da Super Nintendo na New 3DS, por via da Virtua Console, DKC3 vem preencher a última vaga de produções provenientes da Rare, sendo esta última um clássico de 1996, lançado nos momentos finais da consola 16 bit da Nintendo, estando já a Nintendo 64 praticamente em cena, assegurando a passagem das produções 2D para o 3D.

Curiosamente, a Nintendo 64 (ao contrário da Sega Saturn e até da PlayStation) é uma consola que vingou apenas no 3D. Não há registo de jogos em 2D, originais, que sejam tão ou mais destacados que as melhores produções 3D, a partir das quais abriu o caminho para o futuro. Já a Super Nintendo promoveu boas experiências a duas dimensões, tendo a Rare sido uma das produtoras que melhor partido colheu do género. Isso está bem assinalado nesta obra referência do estúdio: a série DKC.

Praticamente 20 anos depois, DKC 3 assenta bem na 3DS. O brilhante ecrã da New 3DS e as suas menores dimensões por comparação com uma moderna TV, asseguram uma melhor definição e imagem, menos esbatida e pixelizada, destacando muito mais os belos "sprites" desenhados pelo estúdio britânico, uma autêntica coqueluxe da Nintendo naqueles anos 90.

A jogabilidade é tradicional, marcada por imensas plataformas desenhadas ao longo de múltiplos níveis dotados de um colorido e uma organização ímpar, configurando autênticos desafios, especialmente nas "boss fights", as batalhas mais difíceis. Dixie regressa às aventuras dos símios da Nintendo, desta vez acompanhada por Kiddie Kong, uma parceria que torna a jogabilidade mais interessante por via das habilidades que ambos conseguem. Os territórios são muito diferentes, injectando uma sensação de permanente descoberta e realização à custa dos diferentes obstáculos, formas de os ultrapassar e inimigos.

A Rare esmerou-se neste terceiro capítulo para a Super Nintendo e adicionou percursos alternativos, imensos segredos e até um barco para explorar melhor o mapa e assim descobrir novas áreas. É um jogo que recompensa os exploradores: existem muitos coleccionáveis e uma data de objectos e coisas para descobrir, se quiserem terminar o jogo a 100%. Em termos visuais o grafismo clássico assenta bem na 3DS e juntamente com a jogabilidade são dois factores que podem cativar no momento da compra se estiverem apontados para uma vertente nostálgica e retro.

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