Double Fine vai ajudar outros estúdios indie a publicar jogos
Disponibiliza o seu conhecimento e experiência sem um contrato formal.
O Double Fine Productions deve ser no quadro atual um exemplo a seguir por outros estúdios independentes de menor dimensão. Não está dependente de nenhuma editora, os seus jogos têm uma base considerável de seguidores e parece estar estável financeiramente.
Sendo um exemplo, foram vários os produtores independentes a contactar o Double Fine em busca de ajuda ou aconselhamento para publicar os seus jogos. O estúdio fundado por Tim Schafer apercebeu-se deste modo que não há nenhuma editora a oferecer este tipo de serviços sem criar co-dependência.
"Muitos indies abordaram-nos e perguntaram se podíamos ajudá-los com a publicação, por isso sabíamos que havia valor no que tínhamos para oferecer", disse o chefe de operações do Double Fine à Game Informer.
"Todos tinham um pedido único, e foi aí que começamos a ver que existia uma necessidade real para o conhecimento que adquirimos durante os últimos 14 anos em como criar um protótipo, arranjar financiamento, desenvolver e publicar os nossos próprios jogos".
Escape Goat 2, lançado ontem para PC, foi o primeiro jogo que o Double Fine ajudou a publicar. Futuramente o estúdio quer continuar a dar assistência aos produtores independentes.
"Com o Escape Goat 2, oferecemos primariamente assistência promocional e distribuição. O nosso objetivo é ajudar os indies a construir a sua comunidade e dar-lhes o conhecimento e ferramentas que precisam para chegar ao seu próprio sucesso".
A diferença do Double Fine para uma editora normal, é que está disposta a ajudar os produtores independentes sem um contrato formal de publicação. A intenção é oferecer uma forma dos produtores independentes continuarem independentes.