Vegeta SSJ3 torna-se canónico através de Dragon Ball Daima
Um espetacular momento.
O mais recente episódio de Dragon Ball Daima, o número 12, chamado “Verdadeira Força”, mostrou Vegeta Super Saiyan 3 como parte do cânone da série. Além do momento ser absolutamente espetacular, a transformação em si surge pela primeira vez num material escrito por ou com o contributo de Akira Toriyama, o falecido criador da obra, mas também está a dar que falar devido a possíveis problemas de consistência narrativa.
A transformação SSJ3 era uma das poucas transformações canônicas de Goku que o seu rival não tinha alcançado e para muitos, continuava a ser bizarro saltar de SSJ2 para SS Blue, como visto em Super. No entanto, isto poderá significar problemas para a continuidade que Dragon Ball Super supostamente representa para Daima, uma vez que os eventos de Super decorrem após os de Daima.
A transformação de Vegeta em SSJ3 parece uma espécie de fan-service e o desejo de rectificar pontas que os criadores provavelmente queriam atar, especialmente porque o momento é desprovido da habitual carga dramática que força os Super Saiyans a ir além do seu potencial máximo, como visto em Dragon Ball Z, Dragon Ball Super e até em Dragon Ball GT.
A única explicação apresentada é que Vegeta treinou imenso e consegue agora alcançar SSJ3 com mais facilidade do que Goku, que usa esta forma como um último recurso.