Dragon Ball FighterZ - Tipos de Ataque e Controlos
Como executares os diferentes ataques de jogo e saíres vitorioso em todas as lutas.
De forma semelhante a Marvel vs. Capcom, Dragon Ball FighterZ é um jogo de luta 3-3. Cada jogador pode escolher 3 personagens e trocá-las a meio da batalha como bem desejar. Os jogadores possuem 3 botões de ataque básico à sua disposição (Leve, Médio e Forte) juntamente com um botão dedicado ao Ataque Especial.
Segue o esquema dos controlos.
Tipo de Ataque | Playstation 4 | Xbox One |
---|---|---|
Ataque Leve (L) | Quadrado | X |
Ataque Médio (M) | Triângulo | Y |
Ataque Forte (H) | Círculo | B |
Ataque Especial (S) | X | A |
Assistência 1 | L1 | LB |
Assistência 2 | L2 | LT |
Dragon Rush | R1/Botões de ataque leve + médio | RB/Botões de ataque leve + médio |
Ki Charge | X + Quadrado | A + X |
Sparking Blast | X + Círculo + Quadrado + Triângulo | A + B + X + Y |
Super Dash | R2/Botões de ataque forte + especial | RT/Botões de ataque forte + especial |
Vanish | Triângulo + Círculo | Y + B |
Mudar personagem | Manter L2 Premido | Manter LT Premido |
Aposto que olhaste para a tabela e não percebeste grande coisa do que lá se encontra. O botão do ataque especial usa o Ki Blast da tua personagem. Geralmente, consiste em bolas de fogo pouco poderosas, que te permitem manter o teu opositor à distância. Com o timing certo, podes mesmo reflectir o Ki Blast do teu atacante, premindo os botões Back + Ataque Especial.
Cada personagem possui também um Special Move único. São normalmente activados girando o stick analógico um quarto de círculo (da posição inicial, terás de mover o stick para baixo e de seguida para a esquerda ou para a direita) juntamente com um dos quatro botões de ataque. Terás de experimentar para veres aquilo que cada personagem é capaz de executar.
Assistência 1 e Assistência 2 chama as outras duas personagens que escolheste para fazerem um único ataque. Cada personagem possui uma Assistência diferente e ainda um pequeno período de recarga. Se manteres a Assistência 1 ou 2 activada, uma personagem irá entrar na luta por completo. Isto dá à tua personagem actual a possibilidade de descansar e restaurar as partes azuis da barra da saúde e também poderá permitir-te mudar por completo o curso da batalha. Não te esqueças que as personagens que escolheste para Assistência podem ser atacadas assim que apareçam, pelo que deves ter cuidado. Saber o momento em que deves usá-las é a chave do sucesso.
Dragon Rush é o nome do movimento de arremesso em Dragon Ball FighterZ. Prime a combinação de botões listada acima para te aproximares do teu inimigo e atirá-lo. Isto não é "bloqueável". Se vires um Dragon Rush a chegar, podes usar a mesma combinação de botões dentro de um tempo limitado para te libertares.
A combinação de botões para o Ki Charge pode ser usada para carregar o teu Super Meter. Quando mais tempo premires os botões, mais depressa o irás recarregar. Todavia, enquanto o estás a fazer, não podes atacar nem defender. Podes carregar o teu Super meter até 7 vezes. Cada personagem tem um conjunto de Super Moves que irá consumir uma ou três barras do Super Meter. Podes ver aqui a lista de Super Moves para as personagens de Dragon Ball FighterZ. Os Super Moves são activados movendo o stick um quarto do círculo e usando dois botões de ataque. (Muitos obrigam-te a usar dois botões de ataque específicos, mas outros requerem dois botões à tua escolha). Podes também usar partes da barra para executares ataques especiais EX, versões mais fortes dos teus ataques de comando.
Sparking Blast foi projectado de modo a permitir ao jogador regressar à luta. Se premires os quatro botões de ataque, irás derrubar o teu oponente, aumentar o dano dos teus ataques durante um pequeno período de tempo e recuperar a tua barra azul de saúde. Quanto menos personagens tiveres disponíveis, durante mais tempo o Sparking Blast durará.
O Super Dash é a forma de te aproximares do teu oponente. Executa a combinação listada na tabela anterior e voarás em direcção ao teu inimigo a alta velocidade. Mas atenção: o Super Dash pode ser evitado se o teu opositor usar determinados ataques. Não te torna invencível. Podes também usá-lo para manteres o momentum dos teus combos, caso estejas em alta.
Finalmente, existe o Vanish. Estes ataques estão muito relacionados com a essência de Dragon Ball Z, onde as personagens usam frequentemente teletransporte para se posicionarem por trás dos seus inimigos. Ao activares um Ataque Vanish, irás teletransportar-te para trás do teu inimigo e infligir um único golpe. Isto custa uma barra do teu Super Meter mas, para além de negares ao teu oponente a oportunidade de executar combos, poderás jogá-los contra as paredes da arena.
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Existem alguns movimentos adicionais que deves saber antes de terminarmos. Um Guard Cancel Tag consiste em mudar de personagem enquanto bloqueias. Este método é igual à Assitência Normal - só tens de pressionar os botões das assistências que colocámos acima mas terás de o fazer enquanto bloqueias um ataque. Uma vez que esta é uma ocasião única, um Guard Cancel Tag custar-te-á uma barra do Super Meter. Premir para baixo ao mesmo tempo que executas uma Ataque Forte irá proteger-te dos inimigos que tentam atacar-te por cima, pelo ar. Moveres a tua personagem para a frente juntamente com um Ataque Médio irá permitir-te atacar por cima de uma área que estejam a proteger, infligindo dano.
Não te esqueças que a opção para trocar de personagem é diferente das assistências, permitindo-te alterar o lutador com o qual estás a jogar no momento por outro que se encontra à espera nas laterais.
Dragon Ball FighterZ possui um ritmo rápido (dá uma olhada ao vídeo acima) e muito acontece dentro de uma única partida. A melhor opção será jogares o modo história de modo a aprenderes e treinares os diferentes combos e perceber como funcionam as lutas. Se fores devagar e com paciência, irás rapidamente tornar-te um mestre.