Dragon's Dogma 2 tem apenas um ficheiro de gravação
Diretor quer que cada escolha seja importante.
Com lançamento previsto para 22 de março na PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, Dragon's Dogma 2 pode surpreender muitos por apresentar apenas um ficheiro de gravação, uma decisão que gerou alguma inquitação.
Inicialmente noticiada pelo TheGamer com base numa antevisão do IGN Japan, a revelação de apenas um ficheiro de gravação suscitou preocupações para quem está habituado a múltiplos espaços de gravação. No entanto, depois de passar três horas com o jogo, a Game Informer registou a escolha de design intencional da Capcom para incentivar a exploração e aumentar o desafio do jogo.
Durante uma entrevista com o realizador Hideaki Itsuno, foi revelado que a decisão de limitar os ficheiros de gravação foi deliberada. Itsuno explicou que o jogo oferece opções alternativas aos jogadores, como a possibilidade de carregar a partir da última estalagem onde descansaram. Esta funcionalidade garante que os jogadores não estão totalmente limitados e que ainda têm oportunidades de voltar atrás, se necessário.
A lógica por detrás de um único ficheiro guardado é promover a exploração e aumentar a sensação de aventura no mundo do jogo. Itsuno sublinhou que, ao limitar as opções de gravação, os jogadores são encorajados a abordar os desafios de forma mais ponderada e estratégica, em vez de dependerem de ficheiros rápidos para reduzir os riscos.
Por exemplo, perante um precipício, os jogadores devem ponderar cuidadosamente as suas ações, sabendo que uma decisão imprudente pode resultar em consequências irreversíveis. Ao promover um sentido de consequência para as ações, Dragon's Dogma 2 pretende que os jogadores vivam num mundo onde cada escolha é importante.
A decisão de limitar os ficheiros de gravação alinha-se com a visão da Capcom para Dragon's Dogma 2, dando relevo à importância da exploração e da tomada de decisões estratégicas na jornada do jogador.