Passar para o conteúdo principal

"Dreamcast abriu o caminho para o Live e PSN"

Peter Moore reflecte aniversário da consola.

Peter Moore, actual presidente da EA Sports e antigo presidente da Sega of America durante o lançamento da Dreamcast, garante que hoje, volvidos 10 anos após o lançamento norte-americano da última consola da SEGA, que este foi o sistema que abriu caminho aos serviços de Internet das consolas actuais.

"Penso que não seja exagerado dizer que a Dreamcast e o seu online colocou os primeiros alicerces daquilo que temos hoje: jogos online que unem inumeráveis jogadores de todo o mundo, competitivamente ou a cooperar, assim como a dispôr conteúdo adicional não incluído no disco," explicou Moore.

"Perguntaram-me muitas vezes na EA a decisão de não desenvolver ou publicar jogos na Dreamcast, e que foi uma das empresas que contribuíram para o desaparecimento precoce da consola. Nunca saberemos o motivo. Mas é difícil discutir quando a EA tentava posicionar-se na chegada da PlayStation 2, depositando todos os seus recursos na nova versão da bem sucedida consola de videojogos da Sony. Não podemos negar os resultados."

Moore acabou também por dizer que a decisão de acabar com o fabrico da consola foi da Sega Japan, e não da sua divisão norte-americana, e que ele foi apenas o porta-voz da empresa que teve de dar as más notícias ao mundo.

Lê também