Dreamcast comemora 10 anos na Europa
A última consola da SEGA.
Foi no longínquo dia 14 de Outubro de 1999 que a Dreamcast foi lançada na Europa, um mês e poucos dias depois de ter sido lançada no mercado norte-americano, a qual já recebeu elogios de alguns dos veteranos da indústria como Peter Moore, presidente da Sega America na época, aquando do décimo aniversário no território norte-americano.
A consola da SEGA iniciou assim a anterior geração de consolas, e durante esse tempo competiu com a PSOne, Nintendo 64 e mais tarde com a PlayStation 2, até que se anunciou o encerramento da sua produção no dia 31 de Janeiro de 2001, apenas um ano e três meses após o seu lançamento.
Depois de uma Saturn mal sucedida, a grande aceitação na Dreamcast por parte do público parecia mostrar uma recuperação da companhia, mas a SEGA sofria de graves problemas económicos e internos, obrigando a anunciar a sua retirada do mundo das consolas para se dedicar única e exclusivamente ao desenvolvimento de jogos.
Na Dreamcast destacaram-se Shenmue e Shenmue 2, que marcaram os jogadores que tiveram a oportunidade de jogar a estas duas pérolas. Jogos como Virtua Tennis, Sonic Adventure, Jet Set Radio, entre outros, tornaram-se títulos de culto numa consola que marcou uma época pela sua qualidade.
Apesar da consola já ter sido descontinuada desde 2002, e de já não estar à venda nas lojas, a Dreamcast continua a ter um pequeno grupo de produtores independentes que a apoiam, lançando jogos para ela.