Driveclub VR vs Driveclub - Qual é o preço do PlayStation VR?
O Digital Foundry comparou as duas versões.
Qual é o preço a pagar pela adaptação de Driveclub para o PlayStation VR? Num vídeo comparativo, que coloca a versão da realidade virtual lado-a-lado com a versão normal, o Digital Foundry encontrou a resposta. Apesar de ser um dos jogos mais envolventes do PlayStation VR, tal como apontámos na nossa análise, a qualidade visual sofreu um grande abalo.
Para além do factor da resolução, que é menor na versão do PlayStation VR (mas esta versão corre a 60 fps, uma necessidade da realidade virtual), é notável a degradação na iluminação. A iluminação em Driveclub VR continua a ser baseada nas propriedades físicas dos objectos, no entanto, o sistema é uma versão muito mais simplificada do original. Há coisas que foram removidas completamente desta versão, como o passar do tempo à medida que íamos percorrendo um percurso. Isto significa que o Sol, e consequentemente as sombras, estão fixas. A maior parte dos reflexos em tempo-real também foram removidos.
Há mais compromissos noutras áreas. O número de carros foi reduzido de 11 para 7 na versão do PlayStation VR. Efeitos climatéricos como a precipitação foram igualmente removidos. A resolução das sombras também teve que ser reduzida, já para não falar que muitos dos elementos que embelezavam os cenários foram retirados. O vídeo, gravado num dos circuitos do Japão, mostram bem os compromissos que foram feitos. Em troca temos uma versão que é mais imersiva e que nos envolve mais na condução do carro, mas a qualidade visual, um dos pontos mais fortes de Driveclub, perdeu-se.
O Digital Foundry está agora a estudar as melhorias feitas a Driveclub VR com a chegada da PlayStation 4 Pro, mas as primeiras impressões são que a diferença não é significativa.