"É difícil prever o futuro"
Quem diria que Wii Fit seria um sucesso?!
Shigeru Miyamoto é uma figura incontornável e um pioneiro desta indústria, moldando muito e sendo peça decisiva na forma como hoje se joga. Sabe de onde viemos mas para onde vamos é um processo mais complicado.
"Há trinta anos eu não conseguia imaginar a inovação tecnológica que há hoje", disse Miyamoto, criador de Mario num simpósio que teve lugar no Japão no decurso do "Media Arts Festival". É difícil balizar o futuro, afirma, mas é importante a juventude "muitas pessoas novas são importantes para a saúde da indústria dos jogos".
Ainda a talhe de foice alguns lembraram que há dez ou vinte anos, conceber o sucesso de acessórios como a "balance board" ou jogos como Wii Fit era extremamente complexo.
No decurso do simpósio, Miyamoto lembrou ainda que as suas produções não assentam em dados de mercado ou tendências exteriores. O segredo é partir das próprias convicções e realizá-las de modo a fazer uma experiência interessante: "eu faço jogos sobre coisas que acho pessoalmente interessantes e quero comunicar".