Passar para o conteúdo principal

É mesmo possível que Concord tenha custado $400 milhões, opina ex-Bioware

Mark Darrah decidiu comentar o tema polémico.

Crédito da imagem: Firewalk Studios

Mark Darrah, ex-produtor na Bioware em jogos como Dragon Age: Origins, Dragon Age 2, Dragon Age Inquisition e Anthem, é uma pessoa com um elevado nível de conhecimento no desenvolvimento de ambiciosos projetos, que passam longos anos em produção.

Atualmente, Darrah partilha o seu conhecimento sobre a indústria, mais precisamente sobre a produção de videojogos, através de vídeos no Youtube, num canal no qual decidiu comentar toda a polémica em torno do orçamento de Concord da Firewalk Studios e PlayStation Studios.

O orçamento de 400$ milhões deixou muitos a acreditar que simplesmente não é possível gastar tanto dinheiro num só videojogo, especialmente quando comparado com outros projetos AAA, mas Darrah fez os cálculos e, de acordo com a sua experiência, não é assim algo tão descabido.

Darrah não acredita nos números que precedem a Alpha, mas acredita que é totalmente plausível uma equipa superior a 600 pessoas para terminar o jogo, na fase de teste, acredita que é totalmente credível pensar que o valor da compra do estúdio inflacionou os custos de Concord, sem esquecer a produção das unidades físicas e outros custos.

Para Darrah, os 8 anos em desenvolvimento não o surpreendem, optando por focar-se nos ajustes efetuados ao projeto, no recurso a funcionários noutros estúdios e áreas para ajudar, recurso a ajuda externa para corrigir erros, e o tempo passado a afinar Concord como possíveis formas de identificar os elevados custos.

Ver no Youtube

Lê também