"É possível atingir gráficos reais na perfeição"
Epic Games garante que essa meta pode ser atingida dentro de 10 a 15 anos.
Tim Sweeney foi o fundador da Epic Games em 1991 e é uma das pessoas mais reconhecidas dentro da indústria dos videojogos pelo seu trabalho no Unreal Engine.
Numa entrevista concedida ao site Gamasutra, Sweeney falou sobre o estado actual da tecnologia nos videojogos. Para ele existem dois problemas de forma a conseguir gráficos nos videojogos tão realistas como os dos filmes.
O primeiro é apenas uma questão de força bruta, que tem que ver com a potência dos computadores: conseguir uma iluminação completamente realista e em tempo real, com uma qualidade digna dos filmes, gráficos sem aliasing, entre outros aspectos. De acordo com Sweeney alcançar essa perfeição não é algo futurista e não está assim tão longe de alcançar.
"Provavelmente faltam entre 10 a 15 anos para consegui-lo. Nessa altura seremos capazes de saturar os nossos sistemas visuais com gráficos realistas."
Mas o verdadeiro problema para Sweeney está em simular a inteligência humana e o seu comportamento: animação, movimento dos personagens, interacção e conversação entre eles.
"Simulamos a animação facial usando dezenas de ossos da cara e controlos faciais, mas no corpo temos centenas, e estamos muito longe de sermos capazes de simular isso. Infelizmente não é uma questão de potência dos computadores, porque ainda que tivéssemos máquinas infinitamente rápidas seríamos incapazes de fazê-lo já, uma vez que simplesmente não temos os algoritmos. Nós não sabemos como funciona o cérebro ou como simulá-lo."
Para Sweeney essa é a principal razão pela qual acha ser realmente difícil os personagens dos videojogos alcançarem o mesmo realismo dos personagens humanos de um filme.