E que tal OnLive na próxima geração de consolas?
"Iria funcionar muito bem".
A OnLive, companhia do cloud gaming, adoraria falar com a Microsoft e a Sony sobre a possível incorporação da sua tecnologia na próxima geração de consolas.
Segundo Bruce Grove, patrão da OnLive Reino Unido, a nova aplicação funcionaria muito bem com a próxima Xbox e PlayStation 4.
"Se eles decidirem que querem a nossa tecnologia, isso seria uma ótima discussão porque nós já temos a infraestrutura," disse ele ao Eurogamer. "Sabemos como fazer. Existe uma série de coisas que poderíamos colocar em cima da mesa e que eles poderiam colocar em cima da mesa. Seria certamente uma discussão que adoraria ter. Seria muito interessante."
"Isso iria expandir o nosso mercado. Olho da mesma forma que a Xbox está a tornar-se num centro multimédia. Está a tornar-se mais do que um sistema de jogos. O OnLive é um serviço que pode funcionar facilmente com o serviço deles e sinceramente funcionaria muito bem."
Será que a Microsoft e a Sony já mostraram interesse?
"Tivemos em conversações com muitas pessoas," respondeu Grove.
Tanto a Microsoft como a Sony estão nas bocas do mundo e são alvos de muitos rumores que apontam para o desenvolvimento das suas próximas consolas, com anúncios que poderão ter repercussão em 2012.
Alguns analistas apontaram para a hipótese de oferecer soluções híbridas, ou seja, uma combinação entre os tradicionais jogos em disco com os jogos cloud ao estilo do OnLive. É este tipo de abordagem que Grove acredita que a Microsoft e a Sony empreguem.
"Construímos esta tecnologia para a tendência crescente da banda larga," disse ele.
"Eles terão também que satisfazer a sua base de utilizadores que não irá necessariamente dar esse salto. Eles têm que suportar um legado à medida que vão avançando tecnologicamente. Nós não temos nenhum legado para suportar, o que quer dizer que a nossa base de utilizadores por natureza só irá ser uma base de utilizadores conectados. Por isso temos que ir avançando. Isso desprende-nos de uma forma que eles não podem."
"Eles terão que pensar no híbrido. Sabendo que a tecnologia funciona, vendo isso a funcionar, eles também têm que pensar que isto será de alguma forma o futuro. Da mesma forma que colocaram o Xbox Live e o multiplayer, e que nem toda a gente toma partido deles. Torna-se mais uma outra característica que fará parte dos jogos em geral."
Grove explicou que já teve o OnLive a correr na PlayStation 3, antes da Sony ter removido a compatibilidade com o Linux.
"Foi muito fácil para nós ter um cliente instalado e a correr o sistema," revelou ele. "Nunca o lançámos, mas naquela altura esteve a correr nos nossos escritórios para assim podermos provar a nós mesmos que podíamos fazer isso e fazer com que esse tipo de coisas acontecessem."