E3 2015 - Uma bomba atómica aterrou em Los Angeles
A nossa opinião sobre o primeiro dia.
Boa tarde. Aqui em Los Angeles são 8:30, o dia amanheceu cinzento como é habitual e eu e o Bruno Galvão já estamos de mochila feita e prontos para o primeiro dia na feira E3, no centro de convenções, onde iremos experimentar as grandes novidades, entrevistar produtores e conhecer o que a feira tem para nos oferecer. Mas antes de partirmos para lá umas breves palavras sobre o que já vimos. Ontem o dia foi reservado às conferências da Microsoft, Sony, Ubisoft e Electronic Arts. Daqui a pouco mais de meia hora a Nintendo vai arrancar com o seu Direct e fechando assim boa parte do line up das principais editoras e fabricantes de consolas.
Quanto ao dia de ontem: uau! Uma verdadeira caixa de surpresas. Num só dia tivemos Halo 5, Gears 4, Forza 6, The Last Guardian, Final Fantasy VII (remake), Shenmue III, Uncharted 4, Need for Speed, Star Wars Battlefront. A Microsoft, a partir da sua habitual "casa" aqui em Los Angeles trouxe-nos durante uma hora e meia uma mão cheia de exclusivos que serão lançados ainda este ano, num momento particularmente entusiasmante para a Xbox One, dado que no continente norte-americano tem conquistado resultados positivos, em muitos meses superando até a consola da Sony.
Halo 5: Guardians foi o primeiro grande jogo a ser mostrado. Com "gameplay" em tempo real, pudemos testemunhar um dos mais importantes exclusivos da Xbox One. O jogo vai contar ainda com uma grande reformulação do modelo de jogo para combates multiplayer, com o controle de duas "squads". Com o anuncio da produção de Recore, o novo jogo de Keiji Inafune e a equipa de Metroid Prime, a Microsoft ganha mais um exclusivo importante, ainda que revelado sob a forma de trailer.
A boa forma da Microsoft continuou com a retrocompatiblidade dos jogos da Xbox 360. Jogar Mass Effect, entre muitos outros que tenham no disco, tirar screenshots e usar o "streaming" promete transformar a experiência a que nos habituamos com os jogos da 360. Depois, destaque para o Elite wireless controller, um comando renovado e artilhado ao mais pequeno detalhe, preparado para oferecer a experiência definitiva. Fallout 4 mereceu destaque na conferência da Microsoft, mostrando-se em muito boa forma, com um mundo deveras dinâmico e de grande liberdade.
A conferência da Microsoft lembrou-nos os últimos anos, quando as editoras passaram a focar-se apenas nos jogos, deixando de lado dados estatísticos. Forza Motorsport 6 é outro grande exclusivo para 2015, mesmo que tenhamos ficado algo desapontados por ver apenas um trailer do jogo. Ao menos haverá condições atmosféricas variáveis e transição dia/noite. Dark Souls 3 apareceu em forma de trailer, assim como o novo Rainbow Six. A Microsoft não quis perder de vista os jogos indies e mais uma vez reservou um espaço significativo da sua conferência a títulos como Tacoma, Ashen (lembra Journey), Beyond Eyes e o fantástico Cuphead.
Finalmente boas notícias da Rare. A juntar à colectânea de jogos que reúne o melhor da companhia nas últimas décadas, ficámos a conhecer Sea of Thieves, com jogabilidade em tempo real. Provavelmente o jogo mais ambicioso da Rare. Fable Legends e Gears of War 4, este muito bem recebido, ainda que só para 2016, é um exclusivo determinante para o sucesso da One, especialmente no território americano. Rise of the Tomb Raider deixou boas impressões finais, num segmento de jogabilidade quase sufocante. Valerá como exclusivo temporário, mas a versão para a One vai sair com vantagem. A falar para o seu público e em casa, a Microsoft apresentou uma grande conferencia, focada em exclusivos, jogos e serviços que alargar a experiência de jogo, como a retrocompatibilidade. 2015 vai ser um ano forte para a Microsoft.
A conferência da Electronic Arts teve momentos altos. Entrou a todo o gás com o novo Need For Speed, com ênfase na velocidade, personalização e cheio de estilo em condução. Fiquei bastante surpreendido com o dinamismo da condução e fluidez gráfica, conjugados com um nível de personalização( vulgo tunning) fortíssimos. Star Wars the Old Republic mostra bom serviço da BioWare e ainda vimos Unravel, um jogo que vem do frio escandinavo para nos oferecer uma jogabilidade de plataformas conjugada com puzzles e outros elementos como o fio a desenrolar. Depois do sempre gritante Plants vs Zombies Garden Warfare 2, tempo para o Rei do futebol (bonito): Pelé. Uma das máximas de FIFA 16 é joga bonito (play beautiful) e Pelé é um dos destaques do jogo, juntamente com Messi. Entre outros jogos mais orientados para o mercado norte-americano como Madden e NFL 16, sobrou destaque para Mirror's Edge e Star Wars Battlefront, que dará um novo significado às batalhas criadas pela DICE tendo por base o universo Star Wars.
"Mas a audiência tornou a manifestar-se e a levantar-se pela segunda vez quando foi revelada a criação do remake de Final Fantasy VII, com gáudio permanente dos presentes sempre que se avançava no trailer."
À entrada para a conferência da Sony, perspectivavam-se anúncios e as novidades. Para surpresa e delírio da audiência, quando foi anunciado The Last Guardian no Los Angeles Memorial Arena. Finalmente o jogo estava ali, com jogabilidade e com lançamento para 2016. Yoshida revelou-se particularmente enfático ao sublinhar a recuperação do jogo, aplaudindo Fumito Ueda que rapidamente se levantou do seu lugar, mesmo à frente, recebendo salvas de palmas. Que começo, depois do que o jogo passou desde o seu primeiro anúncio. Mas os jogos foram o prato forte da conferência da Sony, com uma novidade logo a seguir: Horizon: Zero Down, um jogo que nos traz uma nova protagonista. Seguiu-se o novo Hitman, da IO Interactive e depois Street Fighter V. O ritmo dos jogos anunciados nesta conferência era avassalador, com No Man's Sky em toda a sua glória, um "sandbox" no universo, quando alguém atrás gritava: "endless gameplay". Da Media Molecule e ainda que em forma de trailer, um jogo que permite a construção de diferentes mundos a partir dos sonhos.
Seguiu-se uma fase de jogos com conteúdos dedicados para a PS4, com Destiny the Taken King, novas missões de Assassin's Creed Syndicate (trailer). Mas a audiência tornou a manifestar-se e a levantar-se pela segunda vez quando foi revelada a criação do remake de Final Fantasy VII, com gáudio permanente dos presentes sempre que se avançava no trailer. Por momentos tudo parecia incrível. Os jogos independentes da Devolver Digital acalmaram as pessoas ali presentes, mas a terceira explosão de alegria aconteceu quando se escutou a música de Shenmue e Shenmue III surgiu nos ecrãs. Ainda que sem o financiamento da Sony (o jogo começou no kickstarter e a esta hora já obteve os fundos necessários), é provável que haja uma ajuda desta na produção do jogo, que contará com Yu Suzuki, o veterano da Sega como figura envolvida na sequela que muitos dos fãs mais ansiavam.
Seguiu-se o conteúdo especial de Batman Arkham Knights (as missões de Scarecrow) e ainda o projecto de realidade virtual da Sony: Project Morpheus. Call of Duty Black Ops III terá conteúdos exclusivos PS4, a nova casa de COD, o mesmo sucedendo com Star Wars Battlefront e Disney Infinity.
A conferência da Sony fechou em grande com o novo segmento, em jogabilidade de Uncharted 4: a Thief's End. Com protagonistas conhecidos, acompanhamos uma importante cena de perseguição até um ponto distante no horizonte. Escapando num jeep, o que mais surpreendeu não foi só a riqueza visual do jogo, as possibilidades de avanço, num mundo aberto, com diferentes caminhos possíveis, como se estivéssemos dentro de um jogo "sandbox". Uma grande escolha para fechar uma conferência surpreendente e memorável.
Com jogos e muitas novidades, o dia das conferências trouxe-nos grandes jogos e a certeza de um 2015 preenchido, qualquer que seja a consola que possuam. Os jogos revelados e anunciados na conferência da Sony ganharam mais repercussão e aplauso. Sempre pensei que esta seria a E3 do tudo ou nada para Last Guardian, mas confirmou-se o melhor e o jogo será uma realidade para 2016. Vamos ter uma entrevista com Yoshida e será nesse momento que tentaremos obter informações sobre como conseguiram dar a volta a um projecto cujo nascimento parecia impossível.
O turbilhão que é a E3 continua mais daqui por umas horas. Agora é a Direct da Nintendo. Eu vou estar hoje no stand da gigante de Quioto e por isso irei experimentar já algumas novidades. Mais logo estarei aqui para vos dar umas primeiras impressões do que vi. Divirtam-se e acompanhem a E3, aqui no Eurogamer.