E3 2016 - Conferência Bethesda
Skyrim, Quake, Prey e Dishonored 2.
A Bethesda em 2016
Depois do lançamento muito bem sucedido de Doom em Maio e do apoio prestado a Fallout 4, um dos maiores sucessos de 2015, a Bethesda tinha apenas um jogo confirmado para o final do ano: Dishonored 2. Pouco se sabia em relação ao futuro da editora para o resto do ano e para muitos até seria aceitável que Doom e Fallout 4 ao lado do novo jogo servissem para manter um bom rendimento. No entanto, antes da conferência, começaram a chegar rumores e especulações sobre um fulminante catálogo de jogos e ficou em perspectiva uma conferência talvez à altura da de 2015, que surpreendeu tudo e todos, principalmente com o anúncio de Fallout 4.
O reboot de Prey, sequelas para Wolfenstein, The Evil Within 2 e uma versão definitiva para The Elders Scrolls V: Skyrim, deixaram os fãs da Bethesda à beira da loucura, que deste lado do Atlântico ousavam uma épica resistência ao sono. O relógio a bater nas três da madrugada exigia uma recompensação majestosa para quem enfrentou de frente o sono e venceu. Afinal de contas, esta é a E3 e a Bethesda apanhou todos de surpresa no ano anterior, logo merecia toda a nossa atenção.
"Dishonored 2 provou ser um dos jogos mais singulares de 2016. Imensas expectativas."
A conferência E3
Depois da conferência da Electronic Arts que praticamente ninguém conseguiu perceber o que se passou, a E3 exigia muito mais, os rumores eram a principal força condutora na luta contra a fraqueza que se abatia sobre o corpo. The Elders Scrolls V: Skyrim - Definitive Edition foi confirmado, o id Software surpreendeu com o anúncio de Quake Champions, o novo shooter de arena exclusivo PC do qual saberemos mais em Agosto, Doom teve direito a uma demo e ao anúncio de novos conteúdos adicionais, e até tivemos tempo para ver o futuro de Fallout 4.
Ao contrário do que a especulação previa, não foi apresentado um novo Wolfeinstein mas ficou a ideia que a Quakecon em Agosto será o palco para a estreia de Wolfenstein: New Colossus. De igual forma, The Evil Within 2 não esteve presente no evento e apesar de a Bethesda não ter culpa, foi quase inevitável não sentir que a conferência teria sido muito mais forte se esses dois jogos estivessem lá.
Que dizer então se Todd Howard tivesse aproveitado a conferência para falar em mais do que Fallout 4 ou Fallout Shelter, ambos muito bem sucedidos, e tivesse revelado The Elders Scrolls VI. Aparentemente ainda está longe de poder ser apresentado e existem dois projectos de grande envergadura à sua frente.
"Quake está de volta e depois de Doom, ninguém ousa duvidar do id Software."