E3 2017 - O que esperar da Nintendo
Pokémon, Mario Odyssey, Xenoblade Chronicles 2! Surpresas?
Faltam poucas horas para a apresentação da Nintendo na E3 2017 e este é um dos anos mais entusiasmantes dos últimos tempos, especialmente porque a Nintendo acabou de colocar uma nova consola nas lojas. A Nintendo Switch, a híbrida da companhia Japonesa que está a apaixonar os jogadores, chegou no dia 3 de Março e esta é a sua primeira E3. É um momento muito importante para qualquer consola e servirá para a Nintendo traçar o resto de 2017. Os olhos de todo o mundo, não só da indústria dos videojogos, estará em Los Angeles e a Nintendo terá os olhos do mundo colocados em si.
A explicação é muito fácil: todos querem ver o novo Mario Odyssey, todos querem um deslumbre similar ao de Zelda: Breath of the Wild em 2016 (conquistou imensos prémios na E3 e foi considerado pela grande maioria o jogo do evento), todos querem saber que compraram uma consola para a qual serão lançados grandes e fantásticos jogos, todos querem saber quais os grandes nomes que vão surgir na Switch e principalmente, todos querem ver a Nintendo manter o bom momento que está a viver.
O que isso significa em termos práticos só a Nintendo o pode dizer. Será no dia 13 de Junho (podes consultar o horário do evento neste artigo) que a Nintendo apresentará as suas novidades ao mundo mas nós já estamos completamente ansiosos. O que terá a Nintendo na manga? Quais as grandes novidades que vai apresentar? É precisamente disso que vamos falar aqui, neste artigo onde te apresentamos as nossas apostas para a E3 2017 da Nintendo: provavelmente a mais entusiasmante desde 2012.
Splatoon 2
Splatoon 2 chega às lojas a 21 de Julho, sensivelmente um mês depois da E3 2017, mas ainda assim merece a nossa atenção. É um título demasiado importante para a vida inicial da Switch e que merece uma referência. A Nintendo anunciou um Torneio de Splatoon 2 que procura promover o jogo para o lançamento e ainda capitalizar com o entusiasmo gerado no Global Testfire. Os jogadores adoram as tintas, os Inklings e a música de Splatoon 2, sendo já esperada a sua presença na E3. Quem não se lembra da fantástica Treehouse de 2015 onde vimos uma competição altamente divertida do original?
Para a E3 2017, a Nintendo procura o mesmo efeito de 2015: demonstrar o quão Splatoon 2 é divertido para crianças e pais, mais do que isso até, é um jogo que os pode unir. Perante a necessidade de se afirmar como uma sequela em pleno, a E3 2017 será muito importante para o estatuto de Splatoon 2, pelo menos entre os habitantes dos fóruns de videojogos. Os outros, provavelmente estarão demasiado entusiasmados a sorrir com as cores das tintas e a pensar como será jogar Splatoon 2 em qualquer lado.
Super Mario Odyssey
A Nintendo procura um efeito similar ao de Zelda: Breath of the Wild no evento de 2016, e apesar de dividir as atenções com diversos outros jogos, Super Mario Odyssey tem o potencial para se tornar no jogo do evento. Pela primeira vez em largos anos, a Nintendo promete romper os moldes tradicionais da série e introduzir imensos conceitos novos em Mario. Mais do que o seu chapéu, o pequeno canalizador promete ganhar uma nova vida na Switch e a mascote da Nintendo pode tornar-se no definitivo impulsionador da híbrida da Nintendo. Capaz de convencer os dedicados e de fazer sorrir os casuais, o apelo de Mario será testado como nunca antes nesta apresentação de Super Mario Odyssey na E3 2017.
Depois do trailer de revelação em Janeiro de 2017, que deixou meio mundo em delírio e outro a perguntar se o chapéu tinha olhos, Super Mario Odyssey estará de volta em formato jogável na E3 e estando agendado para o final do ano, poderá ser o seu momento mais importante. Todos querem saber como está o novo Super Mario, se as novidades resultam, quais as novidades, e claro, todos querem saber se tem mesmo o potencial para se tornar no derradeiro system-seller da Switch.
Xenoblade Chronicles 2
Depois de Xenoblade Chronicles na Wii e Xenoblade Chronicles X na Wii U, a Monolith Soft parece desfrutar do toque de Midas, tudo o que faz é ouro. Se o primeiro foi um épico jogo numa plataforma improvável, o segundo foi um ainda maior épico de contornos sci-fi que marcou qualquer pessoa que passou pelos seus planetas. O novo jogo volta ao ambiente de fantasia e promete uma aposta no mesmos valores mas com uma intensidade e qualidade muito superiores. Melhor sistema de combate, ambientes mais vastos, locais mais épicos e acima de tudo a mesma qualidade Monolith.
A Nintendo já o confirmou para 2017 e será um dos grandes lançamentos do Natal. Poderá tornar-se numa das maiores referências da Nintendo Switch e talvez muito melhor do que um Xenoblade Chronicles X Deluxe é mesmo uma sequela feita de raiz a pensar na híbrida da Nintendo. Um jogo com uma qualidade superior à de XCX a correr na palma da tua mão é um pensamento impressionante. Será sem dúvida um momento a ter em conta na E3 2017 da Nintendo.
Fire Emblem Warriors
Para a grande maioria é mais um, para os fãs de Fire Emblem e da série Musou, é uma gloriosa novidade que pode tornar-se num dos maiores vícios da Switch. Se olharmos para o que a Koei Tecmo fez em Hyrule Warriors, um dos mais divertidos jogos da Switch, e se pensarmos nas melhorias feitas à fórmula Musou nos últimos tempos, este Fire Emblem Warriors pode tornar-se em algo de especial. Principalmente se tiver em conta as características principais da série Fire Emblem, como os seus personagens, temáticas e batalhas épicas.
A Omega Force da Koei Tecmo é conhecida por admirar e respeitar as séries com as quais colabora, o que deixa boas indicações para este novo Warriors. Por outro lado, é um jogo de acção que acrescenta variedade e personalidade ao catálogo da Switch neste seu primeiro ano de vida. Com o apoio e promoção da Nintendo, sem esquecer o seu habitual selo de qualidade, o que poderia ser mais um jogo entre muitos, certamente chegará como um título de grande perfil.
Super Smash Bros. for Switch
Vamos parar e por dois segundos fingir que todos os remasters são maléficos e imaginar o tratamento dado a Mario Kart 8 em Super Smash Bros. Wii U. O jogo na Nintendo 3DS já te deu uma ideia de como é jogar um Super Smash em qualquer lado, agora imagina num pacote com todos os conteúdos adicionais, alguns novos cenários, uma ou duas novas personagens e pequenos ajustes para o tornar ainda melhor. Se há jogo da Wii U que merece uma versão Switch é Super Smash Bros.
Já correram alguns rumores que isto vai acontecer, supostamente nos primeiros meses de vida da consola, e depois do sucesso da versão Deluxe de Mario Kart 8, parece cada vez mais plausível. Pensar em jogar a versão Wii U de Super Smash Bros. 4 em qualquer lado com aquela qualidade e ainda mais alguma é fácil, especialmente se pensarmos nos conteúdos que seriam apresentados num só pacote. Por outro lado, o calendário da Switch em 2017 parece sugerir que estão por anunciar jogos de renome. Se imaginarmos que Fire Emblem Warriors chega em Outubro, Mario Odyssey em Novembro, e Xenoblade Chronicles 2 em Dezemro, Agosto e Setembro estão vazios.
Mario and Rabbids RPG
Se a Nintendo não quiser colocar Mario Maker na Nintendo Switch, algo que até aceitamos mas não compreendemos tendo em conta aquilo que o jogo é e o potencial numa híbrida como a Switch, pelo menos que confirme de uma vez por todas Mario + Rabbids Kingdom Battle. Este suposto novo jogo de Mario, feito em parceria com a Ubisoft, há muito que é falado e promete apresentar um RPG por turnos em que os personagens de Mario terão de lidar com a insanidade dos Rabbids.
Como referido não foi ainda confirmado oficialmente mas a Ubisoft confirmou que tem vários jogos por anunciar para a Nintendo Switch. Esta é apenas uma possibilidade. Não sabemos exactamente o que esperar mas com o estilo visual certo e o humor característico das duas séries, poderá ser algo especial para os donos de uma Switch.
Novos títulos dos estúdios Nintendo
Depois de Splatoon, o sangue fresco na Nintendo está a preparar a aguardada sequela para Julho. Antes disso, teremos ARMS em Junho e na verdade esta categoria foi apenas introduzida para podermos falar de ARMS. O jogo chega na semana da E3 2017 e apesar do Torneio anunciado para a E3 (boa forma de o promover), não estará entre os pontos de interessa da grande maioria, que apenas espera a hora para o ir buscar à loja. No entanto, é um bom exemplo do tipo de experiências e novas propriedades intelectuais que as mentes na Nintendo podem criar, perfeitamente enquadradas com o seu público e capazes de apelar a diferentes faixas etárias.
Apesar de ser fácil pedir um novo Donkey Kong ou um novo Metroid, não deixa de ser tão ou mais interessante ver o que a Nintendo pode desenvolver quando desafiada a criar novas propriedades intelectuais. Sabemos que as suas franquias são das mais adoradas na indústria e que neste momento está alguém a gritar "e o Kirby na Switch", mas preferimos imaginar um futuro em que a Nintendo consegue um melhor equilíbrio entre séries de renome e novas propriedades intelectuais da envergadura de Splatoon.
Pokémon Stars
Até agora, uma boa parte dos rumores em relação à Switch tornaram-se realidade. De todos os rumores avançados pelo Eurogamer em Inglaterra, o de Pokémon Stars parece ser o único que ainda não foi confirmado oficialmente. No entanto, isto deixa-nos a pensar sobre o porquê de a Nintendo estar sentada em cima de um monte de dinheiro e não fazer nada. Num ano de incríveis lançamentos, 2017 tem Zelda: Breath of the Wild, Splatoon 2, Xenoblade Chronicles 2 e Super Mario Odyssey (toma lá carteira), a cereja no topo do bolo seria mesmo confirmar de vez Pokémon Stars para a Nintendo Switch. Esta suposta versão HD de Pokémon Sun e Moon com algumas novidades seria muito possivelmente a porta para a euforia desenfreada.
A questão poderá ser mesmo o momento para o anúncio e para o lançamento. Talvez seja um jogo que fique melhor para 2018, a acompanhar o Novo Fire Emblem já anunciado oficialmente. No entanto, nada é ainda certo em termos oficiais. É tão fácil imaginar um jogo como Pokémon Sun e Moon com uma qualidade gráfica superior na Nintendo Switch e um novo sucesso de vendas incríveis para a Nintendo.
Nintendo 2DS XL
A Nintendo 2DS XL é mais uma variante da Nintendo 3DS sem o efeito 3D, tal como a 2DS original, e chegará às lojas já em Julho. Custa cerca de €150 e apresenta um design mais ao encontro da New 3DS, posicionando-se como uma compra apelativa para quem ainda não comprou a portátil da Nintendo. Num momento em que jogos como Hey! Pikmin ou Fire Emblem Echoes continuam a injectar vida na 3DS, esta é a forma encontrada pela Nintendo para manter em actualização a plataforma.
Caso a Nintendo decida ir mais além dos videojogos (algo do qual falamos já em baixo), a 2DS XL poderá ser o par perfeito na hora de promover os lançamentos 3DS de 2017. Sabemos que a consola continuará a receber novidades ao longo de 2017 (Lady Layton, Culdcept Revolt e outros) sendo a 2DS XL um possível tópico de interesse para a Nintendo. Para os que querem saltar do modelo original para um mais recente e sentiram que a New 3DS era cara, esta poderá ser a versão que os convence.
Nintendo Switch Virtual Console
É uma funcionalidade que envolveu as anteriores plataformas da Nintendo na nostalgia. Permite jogar jogos de outras eras, autênticos tesouros das consolas da Nintendo e com as capacidades da Switch, poderá ir mais além. Jogar um clássico fora de casa para depois chegar à sala e continuar a jogar na TV é aliciante mas há algo mais intrigante do que isso: a possibilidade de jogar títulos da Nintendo GameCube. Já imaginaste como seria jogar todos aqueles incríveis clássicos em qualquer lado? Okami, Viewtiful Joe, Resident Evil 4, Starfox Adventures, Super Mario Sunshine, Smas Bros. e muitos mais?
A Nintendo poderá decidir focar-se em pleno nos jogos e guardar para mais tarde elementos como o serviço online pago, previsto para o Outono. Seria uma boa forma de gerir reacções positivas para a consola sem abordar temas sensíveis. No entanto, a Virtual Console, especialmente a da GameCube, ao bom estilo do "a partir deste preciso momento" ou "no final desta apresentação especial E3" certamente teria um efeito incrível no espírito dos jogadores que já compraram a Switch. Especialmente porque 3 dias depois estão a jogar ARMS.
Agora apenas nos resta esperar pelo dia 13 de Junho para descobrir de que formas a Nintendo tentará surpreender os seus jogadores. Sem esquecer que apesar de estar a promover a consola para quem já a comprou, a Nintendo tem muitos mais consumidores para alcançar que estão ainda à espera de mais argumentos.