Passar para o conteúdo principal

EA: consumidores relutantes em abandonar o mercado a retalho

Ataque à PSN ainda perturba os utilizadores.

Peter Moore, chefe de operações da EA, disse que a maioria dos consumidores da empresa ainda não transitou para o lado das compras digitais e, como tal, o mercado a retalho continua a ser importante para a editora.

Falando para a "2012 Global Technology Conference", Moore sublinhou a importância do mercado a retalho para causar burburinho e um grande estouro. "Assim que nós temos aquele disco dentro da Xbox e PS3, nós olhamos para o nosso consumidor numa perspectiva média de lucro. Nós adoramos aquilo que o retalho nos dá. Adoramos essa capacidade de criar lançamentos de massa e excitamento geral. A GameStop provavelmente vê 3 milhões de jogadores hardcore cricularem pelas suas lojas cada dia e isso é uma oportunidade de marketing para nós."

De acordo com Moore, os consumidores ainda estão perturbados pelo ataque à PlayStation Network da Sony, o que significa que estão menos propensos para abandonar o mercado a retalho.

"Muitos dos nossos consumidores não possuem cartões de crédito. Eles estão receosos sobre o que aconteceu com a PlayStation Network, quando 77 milhões de contas foram acedidas em 2011 por desconhecidos."

"A maioria dos nossos consumidores prefere ir às lojas, comprar os cartões para o Xbox Live e PlayStation Network, sendo que o mercado a retalho obtém uma forte margem de lucro por isso. Para o retalho, se eles conseguirem evoluir da posição de um fornecedor de media em formato físico, para fornecedor de média digital, desempenharão um grande papel dentro do nosso negócio."

Moore acrescentou ainda que os conteúdos digitais tiveram bom desempenho quando foram lançados juntamente com jogos físicos, citando o DLC de Mass Effect 3 como exemplo.

"O outro ponto chave é vender conteúdo digital no dia de lançamento. Quando vendemos Mass Effect 3 em Março, nós recebemos uma taxa de 40% para o DLC na GameStop nos Estados Unidos. Não só estamos a vender o jogo por 60 dólares, como vendemos o DLC por 20 dólares, o que representa uma venda de 80 dólares."

A EA comunicou esta semana que está a investir 80 milhões de dólares na próxima geração depois de um grande ano fiscal que acabou no dia 31 de Março de 2012.

Lê também