EA diz que o futuro dos videojogos será como o Netflix
O modelo de subscrição a um serviço é inevitável.
Serviços como o Xbox Game Pass e o Origin/EA Access demonstram uma clara tendência, a de transformar o acesso aos videojogos em serviços por subscrição, como acontece com o popular Netflix para filmes e séries de TV.
Chris Evenden, vice presidente da EA para as relações com os investidores, disse que a Electronic Arts está há muito a estabelecer as fundações para mudar para o streaming de jogos através da cloud, tal como os seus referidos serviços já fazem.
Evenden diz que a companhia está a preparar uma evolução dessa postura e dos seus serviços, acreditando que é o futuro da indústria.
"Penso que é inevitável que o mundo dos videojogos seguirá numa direcção muito similar à das indústrias da música e vídeo, no sentido em que as pessoas vão passar do modelo de compra para o modelo de acesso. Verás isso nos videojogos, tal como visto com o Spotify e Netflix em outros meios."
Evenden diz que existe a tecnologia para permitir essa mudança, tendo já executado testes para correr Battlefield via streaming, com uma qualidade indistinguível do jogo a correr localmente.
"A barreira da infraestrutura ainda existe, mas está a encolher rapidamente. Acreditamos que nos próximos dois anos, verás grandes anúncios tecnológicos que se vão provar comercialmente significantes nos próximos 3 a 5 anos."
Segundo Evenden, no futuro pagarás 9.99€ por mês para jogar FIFA e não terás de comprar uma consola de 400€ para o fazer. No entanto, diz que ainda estão a decidir como serão feitas as coisas.