EA: Em 10 anos as consolas estarão na TV ou no smartphone
"Vai acontecer. É apenas uma questão de tempo."
Matt Bilbey, o vice-presidente de crescimento estratégico na EA, acredita que as consolas como as conhecemos têm os dias contados e que num período de 10 anos estarão embutidas noutros dispositivos, como as smart TVs e smartphones.
A Electronic Arts vê muito potencial no mercado das smart TVs e fala sobre a possibilidade de ser incluída uma aplicação como o Origin Access que permita aos utilizadores pagar uma subscrição e aceder a uma biblioteca de videojogos, igual ao que já acontece em serviços como a Netflix.
Uma aplicação destas para as smart TVs implica jogar através de streaming, o que ainda hoje é um desafio, admitiu Matt Bilbey a conversar com o GamesIndustry. Todavia, "daqui a um ou dois anos, essa barreira vai desaparecer. Não para toda a gente, mas para muita gente."
O executivo da Electronic Arts explica que "estamos a trabalhar com muitas companhias que criam infraestrutura de servidores, e existem muitas soluções inovadoras de muitas companhias grandes com as quais estamos a trabalhar que vão permitir-nos dar vida a isto".
"Não me parece que seja um caso de 'Vai ou não acontecer?' Vai acontecer. É apenas uma questão de tempo."
Com o streaming de videojogos mais perto de atingir o mercado das massas, Matt Bilbey especula que consolas como a PlayStation vão eventualmente começar a existir no teu smartphone.
"Os fabricantes de consolas são inteligentes. Penso que vão encontrar novos papéis para as consolas na vida das pessoas. E poderá ser que a consola exista na smart TV. Ou a próxima PlayStation exista apenas no teu smartphone, e depois a experiência é empurrada para todos os diferentes ecrãs aos quais tens acesso," explicou.
"As consolas como existem hoje e a tua TV... dentro de cinco anos as pessoas ainda continuarão a tê-las, imagino que devido ao sentimento retro. Têm bom aspecto. Mas dentro de 10 anos, vão estar em todos os outros dispositivos que possuís."