EA vai-se focar unicamente no Frostbite
Companhia passará a usar um só motor.
Andrew Wilson, CEO da Electronic Arts, explicou que há uns anos trás usavam mais de 20 motores de jogo mas agora estão a trabalhar para utilizarem apenas um só, o Frostbite. Esta medida permitirá à companhia ajustar-se ao lançamento de qualquer nova plataforma e a espaços mais curtos entre gerações.
O uso de vários motores aumentava os custos de desenvolvimento e a necessidade de pesquisar o que funcionava ou não em cada um. Concentrar num só motor permitirá oferecer jogos de alta qualidade, altamente diferenciados, e ainda tornará possível poupar tempo e dinheiro à companhia.
Patrick Söderlund, dos EA Studios, acrescentou que há 16 anos atrás a EA estava a desenvolver 16 motores de jogo, o que os motivou a começar a iniciativa Frostbite. Desta forma, a equipa assegura que os estúdios dedicam 90% do seu tempo ao jogo e 10% ao motor.
Em 2016, a EA vai lançar ainda mais jogos com o Frostbite e isto está a deixar que as diferentes equipas utilizem funcionalidades que inicialmente não previam poder utilizar, o caso dado foi Mass Effect: Andromeda que utilizará tecnologia criada para Rory McIlroy PGA Tour.
Antes de Battlefield 1, Mirror's Edge: Catalyst será o próximo jogo da EA com o Frostbite a chegar às lojas.