EA Japan sente que Dead Space foi injustamente banido do Japão
Ao saber que Stellar Blade será lançado sem censura.
Shaun Noguchi, diretor-geral da EA Japan, criticou a comissão de classificação japonesa sobre a coerência das classificações de jogos e a censura. As observações de Noguchi centraram-se no que ele considera serem discrepâncias na forma como dois jogos, Dead Space e Stellar Blade, foram classificados pela Computer Entertainment Rating Organization.
Stellar Blade recebeu uma classificação CERO D, indicando que é adequado para jogadores com 17 anos ou mais. No entanto, Noguchi mostrou-se frustrado com a decisão da CERO de não classificar o remake de Dead Space, impedindo efetivamente a sua venda no Japão. Argumentou que o conteúdo gráfico de Stellar Blade, incluindo membros cortados e sangue derramado, era semelhante ao de Dead Space, e questionou a coerência do processo de classificação da CERO.
Numa publicação na rede social X, Noguchi partilhou capturas de ecrã da demo de Stellar Blade para ilustrar o seu ponto de vista, destacando a presença de imagens gráficas que, na sua opinião, justificariam uma decisão de classificação semelhante para ambos os jogos. Noguchi salienta que as suas críticas são dirigidas ao processo de avaliação do CERO e não ao Stellar Blade, reconhecendo o prazer que sentiu ao jogar o jogo.
As críticas de Noguchi trouxeram de novo à ribalta a discussão sobre a transparência e a coerência dos sistemas de classificação dos jogos no Japão. Stellar Blade será lançado sem qualquer tipo de censura em todas as regiões, incluindo o Japão, mas a crítica de Noguchi mostra as dificuldades que os produtores e editores encontram para lidar com as estruturas reguladoras.
"Demo de Stellar Blade. Foi muito divertida, com alguma ação extenuante, mas... CERO, não estou convencido de que o nosso jogo Dead Space não possa ter secções de partes desmembradas e vísceras visíveis, mas este jogo tem secções e vísceras visíveis, e mesmo assim está classificado como CERO D..."