Passar para o conteúdo principal

EA: Novas consolas provavelmente sem retro-compatibilidade

É melhor guardarem as vossas consolas desta geração.

No início de uma geração a retro-compatibilidade é sempre uma das funcionalidades mais desejadas nas novas consolas, principalmente porque a variedade de jogos é pouca e é sempre bom poder regressar aos nossos jogos favoritos da geração anterior.

Porém, as próximas consolas da Sony e Microsoft provavelmente não terão esta funcionalidade, de acordo com as declarações de Blake Jorgensen, CFO da Electronic Arts, ao Gamasutra.

"Uma coisa importante a relembrar é que as consolas de próxima geração provavelmente não terão retro-compatibilidade. Se quiserem desfrutar do multijogador num jogo qualquer, provavelmente não poderão jogar com alguém que ainda está na geração anterior," disse Jorgensen, argumentando que a adoção das novas consolas será processo demorado no seu início.

Os primeiros modelos da PlayStation 3 tinham retro-compatibilidade com os jogos da PlayStation 2, mas essa funcionalidade foi removida nos modelos seguintes, apesar de continuar a haver retro-compatibilidade com os jogos PS1. A Xbox 360 também é compatível com alguns jogos da Xbox.

De destacar que Wii U, a nova consola da Nintendo, é compatível com os jogos da Wii, requerendo apenas em alguns deles um Wiimote para jogar (devido à natureza do jogo em si).

Lê também