EA Sports FC 24 está melhor onde interessa
Hypermotion, maior realismo e gameplay melhorado.
A convite da EA Sports, tivemos a oportunidade de jogar FC24 e falar com alguns dos principais criativos sobre o que estiveram a preparar não apenas ao longo destes últimos meses, mas sim também ao longo destes anos. Sim, já se tornou cliché criticar a EA Sports por preguiça e sugerir que nada fazem, mas a tecnologia aqui presente e as evoluções não surgem como fruto do acaso. Existem investigação e esforço, mesmo que o lado comercial dite que é preciso focar nas facetas que geram mais receita.
É um dilema, equilibrar um jogo de futebol que precisa agradar a milhões de jogadores casuais, incluindo crianças, com o desejo de outros jogadores por um elemento competitivo e capaz de te agarrar meses a fio. Também escutamos as principais novidades preparadas pela EA Sports e poderás ler em seguida o que foi revelado.
A tecnologia Hypermotion V (Volumetric), PlayStyles e Frostbite são os três pilares de FC24 e isto permite recriar jogador como único, com o seu estilo de jogo. Ao combinar anos de investigação, o mundo real é recriado de forma mais fiel no digital, com a captura volumétrica para movimentos mais realistas. A parceria com a OPTA para os PlayStyles que permitem evidenciar e diferenciar os jogadores e as melhorias no Frostbite para melhores gráficos são os destaques.
Hypermotion V e inteligência artificial
- A partir de vídeo, podem criar animações para o jogo, sem recorrer a fatos de captura com atletas no estúdio
- Agora, podem capturar os melhores jogadores do mundo a competir ao melhor nível e recriar no jogo com grande rapidez
- 1.8 mil milhões de dados de animações analisados com uma velocidade sem rival
- A máquina analisa as animações, até os mais pequenos movimentos, para recriar no jogo
- Full Team Volumetric Motion - detalhes minuciosos recriados de uma forma sem rival, até animações vistas uma só vez e que recriam grandes momentos das melhores partidas da realidade
- AI Mimic- a inteligência artificial ajuda a recriar movimentos e a forma de correr específica de jogadores como Haaland. O trio Foden, Haaland e Grealish a correr lado a lado evidencia a diferença, a postura, movimento dos braços e até a inclinação do corpo estão diferentes e são detalhes que podem escapar a muitos
- AceleRATE 2.0 - 7 tipos de corrida e aceleração que diversificam a mecânica
- AI True Flight - mecânicas de movimento da boa ganham mais realismo através de físicas criadas com a ajuda da inteligência artificial
- Kinect Physical Play - confrontos pela bola mais credíveis e com animações melhoradas
- AI Hands - nova tecnologia que analisa os movimentos das mãos para comportamentos mais realistas
- Cada jogador terá o seu estilo graças à parceria com a OPTA
- Refrescar a experiência de jogo com novas ferramentas para sensação distinta
- Habilidades específicas e formas de estar no relvado que vão além das estatísticas
- PlayStyles+ estarão ao alcance dos melhores atletas e a diferença será perceptível: Trickster, Dead Ball, Power Header, Power Shot, Speed Dribbler, Block
- Existem 34 PlayStyles em 5 categorias e as versões +, alguns deles são Explosive, Controlled Explosive e Lenghty
- Passe de precisão com curva para maior controlo no passe
- Dribble em corrida controlado, permite manter a bola perto do pé e correr mais rapidamente em pequenos intervalos
- Toque de Dribble em esforço, um toque esforçado para tentar evitar um adversário e o corte
- Cortes de posse são cortes que mantém a bola perto do pé de quem corta e apenas está ao alcance dos melhores defesas
- Resposta no remate foi melhorada para poupar frames e tornar o gameplay mais competitivo
- Skill Moves - existem 5 novos que recriam movimentos efetuados pelos melhores atletas na vida real
- SAPIEN permite analisar músculos específicos para perceber quando estão em esforço e quando relaxam. São dados científicos e com grande precisão na leitura da anatomia humana para recriar com um incrível nível de realismo os movimentos e esqueletos dos jogadores.
- A SAPIEN permite movimentos mais autênticos em partes do corpo como ombros, por exemplo, corpos recriados com maior realismo e distinção.
- GPU Cloth torna mais realista o movimento das roupas na reação aos movimentos dos corpos e este nível de detalhe está sempre relacionado com o gameplay.
- Iluminação - GTAO é uma forma de iluminação global que acrescenta detalhe e profundidade ao relvado e jogadores. Nas bancadas também será perceptível e nos estádios, através das luzes que iluminam jogadores e adeptos.
- Experiência Matchday Engrandecida - novos menus acompanhados por cenas que recriam a atual experiência de assistir a uma partida. Os jogadores no túnel, aquecimento com os jogadores a passar a bola, balneários e até os especialistas a comentar.
- Intros Dinâmicas nas Partidas - Uma pequena cinemática contextualizada com a partida e são breves, pensadas para aumentar a intensidade da partida. No Ultimate Team terás estas intros para as partidas altamente importantes, com os adeptos a segurar os telemóveis para capturar momentos de grande relevo.
- Hypermotion Insight Overlays - a EA Sports mostrará estatísticas em grande detalhe e dinamismo, como os últimos 5 remates, trajetórias, principais zonas do relvado onde a bola é mais disputado, jogadores mais cansados e outros
- Super Saves - após as repetições dinâmicas do ano passado, agora tens repetições para as principais defesas, aqueles momentos de levantar o estádio protagonizado pelos guarda-redes
- Áudio Além da Transmissão Melhorado - os sons que ouves das bancadas serão mais dinâmicos e com contexto maior na partida. Se jogas fora, terás menos adeptos a apoiar e escutarás muito menos apoio, pelo outro lado, serás assobiado com intensidade se marcas fora de casa.
PlayStyles
Funcionalidades Extra do Gameplay
Melhorias no Frostbite Engine
A EA Sports passou mais de 5 anos a estudar, investigar e desenvolver algumas destas tecnologias, especialmente a Sapien e a Hypermotion (especialmente a a captura de movimentos a partir de vídeos pela IA para recriação rápida no jogo) e apesar do futebol no relvado digital parecer muito familiar, pegar no comando revela que existem ajustes que corrigem muitos dos principais problemas com FIFA 23.
Precisamos passar mais tempo com o jogo, mas a primeira impressão foi muito positiva. Os PlayStyles ajudam a diferenciar os maiores craques, os jogadores reagem de acordo com a sua posição (Rúben Dias é um defesa forte e terá maior facilidade em ganhar confrontos, mas Mbappé é mais ágil e veloz, por exemplo), e foi isso que mais agradou, a forma como parecem diferenciadas as diversas posições.
A versão que jogámos ainda tem alguns problemas e comportamentos que preferíamos não ver, mas no geral, já parece um jogo mais divertido do que o anterior. Especialmente na forma como diferencia os jogadores e te convence que um defesa se porta como um defesa e um médio como um médio.
EA Sports FC24 chegará a 22 de setembro e há uma forte possibilidade de termos uma demo antes disso. Até lá, ficaremos atentos para ver como está o jogo após este charme inicial.