EA Sports FC 25 - Um jogo mais inteligente
Uma dose de adrenalina.
EA Sports FC25 mostra uma companhia que permanece focada em engrandecer a sua dedicação à autenticidade, constantemente à procura de recriar no seu jogo digital o mundo real, algo para o qual conta com a ajuda de inúmeros atletas aclamados em todo o mundo. A convite da EA Sports, tivemos a oportunidade de jogar uma versão pré-lançamento de FC25, saber mais das principais novidades, e como a companhia continua a usar a experiência de alguns dos maiores futebolistas da história e da inteligência artificial nestes seus esforços.
Além do modo Rush, do qual podes ser mais aqui, a EA Sports falou-nos sobre a nova remodelação das táticas e sistema posicional, algo ao qual chama de FC IQ. É uma das melhorias mais significativas dos últimos anos, assegurou-nos Sam Rivera, um dos principais responsáveis pela série. A equipa relembra que as novidades são planeadas e preparadas com anos de antecedência, por isso há muito que queriam apresentar e falar disto aos jogadores.
FC IQ é descrito como uma tecnologia para modernizar o comportamento das equipas e como os fãs interagem com elas, uma vez que permitirá aos treinadores de sofá ditar de forma mais precisa o que querem da sua equipa digital. A EA Sports diz que a HypermotionV (o grande chavão dos últimos anos) ajudou a recriar com maior realismo o movimento dos jogadores, algo que melhorou com os PlayStyles no ano passado, mas agora, com o IQ, conseguiu o terceiro pilar da sua missão de autenticidade.
Não basta ser atlético, é preciso IQ
FC IQ é “basicamente a nova fundação das estatísticas do jogo”, construída a partir dos “Player Roles” (existem mais de 50 novos), que ajudam a dinamizar os comportamentos criados com a ajuda da IA, as táticas das equipas e táticas inteligentes. Estes são os suportes dos "Player Roles", algo que evoluirá a experiência ainda mais do que os PlayStyles conseguiram no ano passado. Agora, até podes definir como o jogador se comporta com ou sem a bola, muito mais detalhado do que o sistema anterior.
Zinedine Zidane foi a cara para mostrar o que a EA Sports pretende com o FC IQ, num vídeo no qual explica que o futebol se divide em “comportamento ofensivo e defensivo”, sem esquecer o que cada “jogador faz individualmente e o que faz como parte da equipa”.
É precisamente isso que a EA Sports deseja transmitir aos jogadores de EA Sports FC 25. Os “Player Roles” vão além dos PlayStyles pois permitem escolher diversas definições de acordo com o seu potencial e posição para gerir o seu comportamento em campo. A equipa de desenvolvimento também conta com a ajuda da IA para determinar as funções especiais possíveis para cada jogador, através da leitura de dados da realidade para traçar estatísticas.
Durante décadas, o futebol era taticamente simples, o jogador na sua posição era fácil de interpretar, seja pelos seus movimentos, pela zona que ocupava ou o que esperavas que fosse fazer. Nas últimas décadas, o futebol ramificou taticamente, existem laterais que quase se portam como extremos, médios que podem comportar-se de forma totalmente inesperada, o que resulta num jogo muito mais dinâmico. A FC IQ é a forma através da qual a EA Sports pretende demonstrar a capacidade para representar de forma fiel o futebol atual, na qual treinadores expandem os comportamentos de atletas multifacetados.