EA Sports FC 25 Ultimate Team - Ecossistemas de recompensas
O feedback da comunidade ajudou a melhorar o modo.
EA Sports FC25 chegará com foco no Rush e FC IQ, construídos a partir de alicerces como HypermotionV e Player Styles, que permitiram aprofundar o sistema táctico do jogo do ano passado. Em conversa com Richard Walz, Diretor de Design em Ultimate Team na EA Sports, ficamos a saber mais sobre o que representam estas novidades para o modo mais popular nos jogos de desporto da companhia.
As novidades começam a ser construídas muitos anos antes de chegarem ao público, agora também são criadas com feedback de membros da comunidade, que juntam a sua voz à dos diversos profissionais que já trabalharam há vários anos com a EA Sports. Para FC25 Ultimate Team, a aposta é afinar os modos mais populares, expandir a profundidade tática, apresentar um elemento mais social, e transmitir uma maior sensação de recompensas.
A equipa sabe que nem tudo o que faz resulta, Momentos é um exemplo disso, mas está mais do que pronta para reagir rapidamente ao feedback dos jogadores, uma comunidade global enorme que efetua um impressionante número de pedidos e com prioridades diferentes.
A conversa com Walz permitiu-nos saber mais sobre a abordagem da EA Sports ao feedback sobre Ultimate Team, o processo para definir prioriedades, e como as novidades vão dinamizar a experiência FC25UT.
Eurogamer Portugal: Uma das mais recentes novidades em Ultimate Team foram os Momentos. Qual o feedback da comunidade?
Richard Walz: Os Momentos em si, provavelmente reparaste que ao longo do ano foram lançados cada vez menos Momentos. Ouvimos da comunidade que os Momentos são bons para treinar mecânicas e aprender o jogo, mas o apetite e a taxa de conclusão quando lançamos os Momentos no seu primeiro ano, por exemplo, não víamos as pessoas a interagir menos com isso do que com os tutoriais. Por isso, não existem grandes mudanças nos Momentos, continuam posicionados como uma boa forma de experimentar jogadores e praticar e melhorar, mas nada de significativo foi feito.
Eurogamer Portugal: O Ultimate Team recebe novidades a ritmo alucinante, cartas novas todas as semanas, é difícil acompanhar tudo. Qual o feedback da comunidade sobre o ritmo de novidades?
Richard Walz: Penso que é justo dizer isso, mas com uma comunidade tão grande isso muda de acordo com a pessoa com quem falas. Alguns dizem que não lançamos conteúdo a ritmo suficiente. Temos novidades quase todos os dias, penso que temos mais campanhas do que dias no ano. O que queremos fazer este ano é oferecer mais formas de obter recompensas e acompanhar o jogo, algo que vamos fazer de várias formas.
Não sei se jogas apenas Ultimate Team, mas muitos jogadores jogam Clubs e também jogam Ultimate Team, mas independente do que jogas, agora estarás a ganhar pontos de temporada e poderás ganhar recompensas Pro Clubs a jogar Ultimate Team e recompensas Clubs a jogar Ultimate Team e Carreira também. Com a chegada de FC25 Rush, posicionado como uma forma de evoluir jogadores e completar objetivos, mas tens a opção de onde o queres fazer, não te vamos obrigar a jogar Squad Battles, FC25 Rush, Rivals, Play-Offs, Champions e Momentos.
Damos a opção aos jogadores, se preferem jogar menos jogos singleplayer e preferem obter as recompensas ao jogar FC25 Rush com os amigos, então serás capaz de o fazer.
Eurogamer Portugal: As Evoluções são das novidades mais interessantes num jogo de desporto da EA Sports. Falaram sobre a sua otimização, pode falar-me mais sobre isso?
Richard Walz: Primeiro, obrigado. Ficamos mesmo empolgados com as Evoluções no ano passado e vou falar detalhadamente disto pois é algo que adoro. Queríamos ter a certeza que ao desenhar as Evoluções, uma vez que é um jogo tão global, quando falas de um jogador que está no Japão ou comigo no Canadá, terás heróis locais que adoras e jogam no clube da tua terra. Com as Evoluções queremos ter a certeza que, independente de onde jogas, podes trazer os atletas que adoras e não as ‘Bestas FUT’ e as podes melhorar.
Essa era a fantasia principal quando a lançámos no ano passado, por isso quando a lançámos no ano passado, ela foi criada em colaboração com membros da comunidade para termos a certeza que era uma necessidade para os jogadores, o que nos deu uma boa sensação quando a lançámos. Pensávamos que as pessoas iam gostar, mas penso que a escala do que fazemos, as pessoas adoram imenso a funcionalidade, mas o feedback que recebemos e o porquê de agirmos é que por vezes os requisitos são muito restritos, o que resulta na incapacidade de melhorar os jogadores que realmente adoras. Agora, temos um novo sistema de atualização que permitirá melhorar muitos mais jogadores, para que possas melhorar os jogadores que queres com muito maior frequência.
Além disso, recebemos feedback sobre o item turquesa e como visualmente pode não ser tão bom quanto outros itens no jogo. Por isso, vamos permitir que se adoras estes jogadores e melhoras as suas estatísticas, queremos ter a certeza que também melhoram visualmente, por isso podes adicionar animações ou mudar os fundos, mudar por completo o fundo, adicionar embelezamentos e até efeitos sonoros.
Eurogamer Portugal: Alguma vez pensaram em adicionar histórias cinematográficas, como vemos em séries como MLB: The Show, para aprender mais sobre os atletas e mecânicas?
Richard Walz: Penso que uma das minhas coisas favoritas de trabalhar em Ultimate Team, algo que faço há 12 anos, é que temos milhões e milhões de jogadores, e o trabalho nunca está feito. A coisa que mais faz falta no nosso jogo, de acordo com o feedback dos jogadores, é o espaço social. As pessoas adoram o Ultimate Team e partilhar os seus itens nas redes sociais, mas quando vão jogar o jogo estão sozinhos.
O que fizemos foi assegurar que os nossos jogadores têm um espaço onde se podem juntar e sentimos que resolvemos isto, será uma adição muito boa, mas como mencionas, existem sem dúvida oportunidades para expandir sobre o que pode ser uma experiência singleplayer, existe uma forma de fazer uma versão social disso? Há muito a fazer.
Eurogamer Portugal: Sobre o FC25 Rush, foi divertido o processo de criar recompensas, incentivos a jogar FC25 Rush com um determinado jogador e a partilhar isso com os amigos?
Richard Walz: Sim, muito divertido. Posso dizer que adoro o meu trabalho e sinto-me abençoado por o poder fazer todos os dias, não o dou por garantido. Foi muito divertido. Penso que uma das coisas mais interessantes são os Pontos FC25 Rush. Tens requisitos pré-determinados, o exemplo foi apenas usar jogadores LaLiga e depois tens os bónus, como usar um jogador Bronze, para ganhar mais pontos e coisas assim. Esses requisitos são aleatórios sempre que entras numa partida, por isso terás sempre opções e bónus diferentes. Alguns dão-te bónus ao usar um jogador Bronze e depois mais por marcar golo com ele, existem imensas variações. Foi uma das coisas que mais gostei este ano e fico contente por teres reparado nisso.
Eurogamer Portugal: No passado, os Amigáveis também foram incluídos em alguns desafios divertidos, isto vai continuar mesmo com o novo matchmaking?
Richard Walz: Penso que os Amigáveis vão estar num melhor lugar este ano pois vamos separá-los do matchmaking de Rivals. Os Amigáveis têm o mesmo exato nível de competição do que Rivals, quando lá entras sentes que tens na mesma de usar a tua melhor equipa, o que leva a comunidade a dizer que é dos modos onde mais suas. Este ano, vamos mudar isso. Rivals será o local onde competes com a tua melhor equipa e os Amigáveis será mais casual, mas como o matchmaking é mais amplo, por vezes enfrentarás adversários com mais habilidade e outras vezes jogadores menos habilidosos. O Amigáveis é supostamente o local onde crias equipas divertidas e completas objetivos e vamos voltar a isso. Estou empolgado com isso.
Eurogamer Portugal: Não falaram disso, mas foram efetuadas mudanças na forma como funciona o sistema de Química?
Richard Walz: Não foram feitas mudanças no sistema de Química. Uma coisa que penso que, se jogares muito Ultimate Team, os treinadores afetam a tua Química, mas os treinadores chegam com táticas e podes optar por usá-las ou não. Podes na mesma usar os treinadores para aumentar a química, mas isto não foi alterado.
Eurogamer Portugal: Acabou por responder também à minha próxima questão pois significa que a FC IQ também não interfere com a química, o que significa que conseguiram aprofundar o sistema sem causar atritos ao jogador.
Richard Walz: Sim, a profundidade é o que dá força ao Ultimate Team e as táticas serão uma enorme camada extra de profundidade. Estou mesmo empolgado pois quando for jogar online, não saberei o que o meu adversário está a fazer e penso que vamos ver uma enorme mudança no tipo de táticas usadas, o que será muito refrescante para as partidas online.
Eurogamer Portugal: Jogar com as mulheres é muito divertido, qual foi o feedback sobre a chegada das mulheres ao Ultimate Team?
Richard Walz: Muito positivo. Sabíamos que, ao construir esta funcionalidade, era algo que queríamos fazer há muito tempo e conseguir apresentá-lo ao mercado no ano passado, foi um feito muito importante para nós. O jogo feminino é muito importante para nós. Concordo contigo que a agilidade de algumas jogadoras femininas, especialmente no dribble, é absolutamente espetacular.