EA Sports UFC 5 chega com uma elevada dose de realismo. Análise completa
Gameplay complexo para os mais dedicados.
EA Sports UFC 5 regressa após uma longa ausência e surge envolto nos principais focos da companhia: jogos de grande imersão, com elevada autenticidade e um forte elemento serviço capaz de suscitar na comunidade adepta o contínuo interesse em interagir o máximo possível com o jogo durante mais tempo. É impossível negar que a EA Sports conseguiu todos estes objetivos.
Disponível para a PlayStation 5 (onde o jogamos), Xbox Series e PC, EA Sports UFC 5 é mais um exemplo dos crescentes esforços da companhia em transitar o seu foco para a mais recente geração, com a ambição de conquistar diversos benefícios. Seja uma melhor qualidade gráfica ou loadings mais rápidos para uma experiência mais dinâmica, EA Sports UFC 5 é mais um exemplo dos planos da companhia para a nova era.
Após jogar vários títulos da série UFC da EA Sports, jogar este novo título transmite a clara ideia que a equipa se focou para alcançar um maior equilíbrio nos seus objetivos: maior foco no realismo, gameplay mais profundo e menos atenção ao estilo e personalização colorida para tornar tudo mais vistoso sem acrescentar algo realmente importante a toda a experiência UFC. Jogar UFC 5 é sentir que a atenção foi para o que interessa e mesmo sendo uma experiência familiar, saiu muito beneficiada por isso.
Como referido, grande parte da experiência é beneficiada pela qualidade gráfica, alcançada com o motor Frostbite. Se estamos perante um videojogo que tenta recriar a realidade, um desporto de combate violento, é preciso uma boa qualidade gráfica para maior autenticidade. Isso está mais do que assegurado, desde a recriação fiel dos atletas às animações, é fácil ficar impressionado com UFC 5 onde realmente importa. Existem alguns problemas de animações, especialmente nos nocautes, mas no geral, é mais um trabalho da EA Sports que merece elogios. Os atletas e o impacto dos golpes no corpo são apresentados de forma muito convincente.
O mesmo se pode escrever do sistema de combate, do gameplay em si. A EA Sports voltou a apostar num sistema profundo e se à primeira vista martelar uns botões até consegue alguns resultados engraçados, se quiseres verdadeiramente dominar e obter total compreensão do que os controlos te permitem (especialmente quando todos os botões do comando são usados e existem tantas facetas das lutas), terás de dedicar o teu tempo e atenção a UFC 5. Especialmente após tantos anos sem jogar um jogo da série.
UFC 5 apresenta-te agora lutas na forma de desafios semanais para ganhar moeda digital, experimentei algumas. As mais fáceis correram-me bem, relativamente rápidas e com um estrondoso nocaute para despertar aquele pico de adrenalina e querer jogar mais. A sua acessibilidade permitiu-me nem passar cartão a elementos como a Stamina e simplesmente jogar de peito feito. No entanto, quanto tentei os desafios mais difíceis, a minha compreensão dos controlos e da profundidade do gameplay foi ridicularizada. Após 3 anos sem jogar UFC, tive de voltar à escola.
Aqui entra o Modo Carreira (que podes jogar online, se preferires, para desfrutar de desafios da comunidade na tua luta até ao topo) onde tens tutoriais exaustivos para todo o tipo de situações. Desde as submissões, uppercuts, ganchos, abordagens às submissões, estilos de lutador, como isso influencia o tipo de ataques ao dispor e o vigor de cada tipo de ataques, sem esquecer os combos, atacar diferentes partes do corpo para gameplay "vertical" nas lutas, e claro, a gestão da Stamina. A EA Sports tenta recriar de forma incrivelmente profunda a modalidade em nome da autenticidade.
Isto acontecia nos anteriores, mas uma vez que UFC 5 te permite ter de imediato desafios de grande dificuldade, poderás ter um brutal choque inicial ao descobrir a novidade que são os desafios semanais. No Modo Carreira, o modo principal, a dificuldade é gradual e tens tempo para aprender, mas este contacto inicial serviu para reforçar a sensação que UFC 5 se poderá assumir como uma experiência dantesca para uma grande parte dos aficionados do desporto na vida real. Nem todos vão conseguir dedicar o tempo e esforço necessário para o dominar o jogo e a profundidade que este exige.
Para quem gosta de UFC e tem tempo, é uma grande recompensa sentir que a EA Sports investiu esforço para alcançar uma saudável profundidade. Um gameplay que à primeira vista parece simples transforma-se em algo exigente para o jogador, mas recompensa o seu esforço. Essa foi a melhor sensação que tive com UFC 5. Sentir que o meu tempo a tentar aprender o gameplay e que isto é focado na realidade foi um bom sentimento.
A existência de uma grande quantidade de lutadores, modo Carreira online, forte qualidade visual, mesmo com problemas ocasionais nas animações, controlos que inicialmente são complicados de aprender mas que eventualmente dominarás quanto mais tempo investes, sem esquecer a fidelidade na recriação das várias fases ou possibilidades das lutas no mundo real, surgem revigoradas com a ajuda da abordagem da EA Sports ao conceito serviço.
Jogar UFC 5 é sentir que estás constantemente a progredir rumo a algo, pronto para obter mais uma recompensa ou ganhar algo novo. Poderá ser moeda digital para comprar cosméticos, poderá ser nível de jogador para obter ainda mais cosméticos ou até progredir na carreira e testar a tua habilidade com adversários mais difíceis, mas sentirás facilmente que estás sempre a lutar em prol de um novo objetivo que está ali tão perto. Além disso, sentirás que o foco é mais sóbrio, mais credível, distante daquela era onde as cores berrantes e o estilo visual parecia ter mais importância que o gameplay em si.
EA Sports UFC 5 chegou mais de 3 anos após o anterior jogo da série e apresenta as mesmas ambições em sintonia com recentes objetivos transversais aos títulos EA Sports. Forte foco numa boa qualidade gráfica, gameplay que procura enaltecer a autenticidade e recriar de forma fiel o sangrento desporto para maior imersão, e ainda maior elemento social para sentir que estamos todos a fazer parte de uma comunidade ativa.
Prós: | Contras: |
|
|