Editora de GTA 6 teme o review bombing
Acredita que pode prejudicar as vendas.
A Take-Two Interactive, editora de jogos como Grand Theft Auto 6, NBA 2K25 e muitos outros, acredita que o bombardeamento de críticas negativas é uma tendência moderna que pode ter um impacto negativo no desempenho dos videojogos.
Nos dias de hoje, milhões e jogadores manifestam o seu desagrado com as mais variadas coisas através de críticas negativas em plataformas como Steam, Metacritic e lojas digitais nas consolas. Frequentemente, isso é combinado por comunidade que pretendem bombardear o jogo de críticas negativas para chamar a atenção das companhias.
Num recente documento financeiro, visto pelo PCGamesN, a Take-Two explica aos investidores que o seu negócio depende do lançamento de videojogos que conquistam os jogadores, que beneficiam dos elogios para atrair mais jogadores. Esse plano pode ser prejudicado se começarem a chover críticas negativas.
“Obter e manter classificações elevadas para os nossos jogos nas plataformas de terceiros nas quais operamos é importante, uma vez que ajuda os jogadores a descobrir os nossos jogos. Se a classificação de um dos nossos jogos começar a cair ou se recebermos imensas críticas negativas que resultam numa queda da classificação, poderá tornar-se mais difícil para os jogadores descobrirem ou recomendarem os nossos jogos.”
“Além disso, podemos estar sujeitos a campanhas de críticas negativas ou campanhas de difamação com o intuito de prejudicar a nossa classificação. Qualquer declínio pode gerar a perda de jogadores e receitas, custos adicionais de publicidade e marketing, e prejudicar a reputação.”
Em 2024, já surgiram diversos casos de bombardeamento de críticas negativas que prejudicaram a reputação de videojogos, um recurso ao qual muitas comunidades recorrem para chamar a atenção de produtoras ou editoras para o que acreditam estar errado ou injusto num videojogo.